A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa - EADPLP - tem como missão promover a educação a distância na Comunidade de Língua Portuguesa no Mundo, nos domínios da cultura, da ciência e da tecnologia.
Universidade Agostinho Neto (Angola), CAPES (Brasil), Universidade de Cabo Verde, Universidade Nacional da Guiné Equatorial, Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Aberta (Portugal), Universidade de São Tomé e Príncipe e Universidade Nacional Timor Lorosa'e .
Contribuir para a criação do Espaço Comum de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP através da educação a distância e em rede. Fomentar a criação de parcerias estratégicas entre instituições públicas e privadas dos Países de Língua Portuguesa.
São órgãos da Associação: o Conselho Geral; o Conselho de Administração; o Presidente da Associação; o Conselho Consultivo; o Fiscal Único. O Presidente da Associação é eleito pelo Conselho Geral.
A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, abreviadamente designada EADPLP, é uma pessoa coletiva de direito privado, de substrato associativo e sem fins lucrativos, que agrupa Universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Podem candidatar-se a membros de pleno direito e a membros observadores as instituições de ensino superior e outras entidades que tenham como missão a realização de educação a distância ou se comprometam a inscrever na sua missão a educação a distância.
A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP) organizou, online, no dia 22 de fevereiro de 2022, o primeiro Seminário “Jovens Investigadores”.