Inovação Pedagógica – 2.º Seminário da EaD@PLP

Entre 22 e 26 de julho próximo, tem lugar o 2.º Seminário da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EaD@PLP), dedicado à Inovação Pedagógica na Educação Online, promovido pela Universidade de Cabo Verde no âmbito da sua participação enquanto Vice-presidente da AeD@PLP e responsável pelo pilar da Inovação Tecnológica Aplicada ao Ensino a Distância.

A EaD@PLP foi constituída com o patrocínio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em sessão pública que ocorreu no Palácio de Penafiel, sede da CPLP em Lisboa, no dia 7 de maio de 2018, com a presença dos sócios fundadores, embaixadores dos países membros da comunidade, representantes do Governo e da Assembleia da  República e a participação de especialistas internacionais convidados, tendo como linha orientadora valorizar a criação de conhecimento em rede na comunidade de língua portuguesa no mundo.

Para concretizar esta missão, a Associação tem como objetivo imediato contribuir para a valorização da língua portuguesa como língua de conhecimento para a inovação na sociedade digital. Para se conseguir que seja uma língua de valor nas artes, nas humanidades, na ciência e na tecnologia na sociedade digital é necessário conduzir um processo de colaboração intensa entre as instituições dos países que integram a comunidade.

O primeiro momento para concretizarmos esta colaboração passa, necessariamente, pela partilha de ideias, pensamento estratégico e desenvolvimento de cenários de ação conjunta. Mas este momento só poderá ser conseguido depois de se estabelecer um entendimento comum nas matérias que se elegeram como prioritárias para a intervenção da Associação na comunidade.

E estas são a formação para a docência online, a inovação pedagógica, a qualidade e regulação.

A Associação iniciou as suas atividades com a realização de um ciclo de conferências online dedicadas, em primeiro lugar, ao tema  desafios para a docência online, que decorreu entre 20 e 24 de maio de 2019. A abertura deste ciclo de conferências teve como conferencista convidado o Prof. Dias de Figueiredo, da Universidade de Coimbra, cujo pensamento neste domínio tem o maior reconhecimento internacional.

 

Orientações gerais

Este seminário é online, assíncrono, aberto e gratuito.

O idioma comum é a Língua Portuguesa.

Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma ao longo do evento e estarão disponíveis até ao término do mesmo.

Em caso de dúvidas contacte eventos.cplp@uab.pt

 

Modalidades de participação

  • Conferencistas e Convidados Especiais: os que farão conferências plenárias.
  • Moderadores: os que ajudam na mediação dos fóruns
  • Participantes: os que fizeram inscrição e que irão interagir no seminário, sem comunicação.

Os participantes receberão o certificado (de acordo com as regras estipuladas pelo Seminário) de 1 ECTS, ou seja, 30 horas (para o Brasil será equivalente a um certificado de curso de extensão).

Regras estipuladas pelo Seminário para receber o Certificado: em cada dia do Seminário, cada participante deverá interagir nos fóruns de conteúdos com no mínimo 3 posts (de 22 a 26 de julho de 2019).

 

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

PLATAFORMA