É Licenciado em Química e Mestre em Turismo. Em 1958, apenas com 16 anos, começou a trabalhar na Biblioteca Municipal de Coimbra, onde colaborou com Pinto Loureiro e com Branquinho de Carvalho, investigadores notáveis.  

Depois de ter atingido o posto de Arquivista, passou a exercer as funções de Chefe dos Serviços de Turismo e mais tarde de Diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra. 

Posteriormente direcionou a sua atividade para os setores do turismo e da hotelaria, passando a trabalhar na ESTA-Gestão de Hotéis, Ld.ª, que geria hotéis em Portugal e nos PALOP onde ocupou o lugar de Diretor de Operações e, posteriormente, desempenhou o cargo de Diretor de Marketing. 

Iniciou a docência no Ensino Superior, em outubro de 1989, regendo a disciplina de “Marketing” na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Dali transitou para a Universidade Internacional e, posteriormente, para a Universidade Lusófona, onde regeu a disciplina de “Técnicas de Gestão Hoteleira”. 

Foi consultor da Organização Mundial de Turismo, com diversas missões realizadas em Angola e Moçambique, e exerceu, ainda, para empresas privadas, funções de consultoria no âmbito do planeamento turístico, quer em Portugal, quer em Angola, Guiné, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde. 

Foi deputado na Assembleia da República e na vereação da Câmara Municipal de Coimbra, sem esquecer, bem pelo contrário, a atuação relevante levada a cabo no campo do sindicalismo. 

Participou em numerosos congressos, publicou um sem número de artigos e diversos livros. Nomeadamente, é autor das obras Enxofães. Mais de mil anos de História (2018) e Murtede. A Freguesia que é, o concelho que foi (2021).