Seminário Internacional de Estudos Globais (Série Especial “Identidade, Alteridade e Globalização”) | 06.03.2024 (quarta-feira), 18h00 | Olga Magano e Tânia D’Oliveira

Realiza-se no próximo dia 6 de março, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais (Série Especial “Identidade, Alteridade e Globalização”, em parceria com o Doutoramento em Estudos Globais e o Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta), integrada no ciclo “Conferências Globais”.

Nesta sessão, Olga Magano (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta; Centro de Investigação e Estudos em Sociologia – ISCTE; Instituto de Sociologia – Universidade do Porto) e Tânia D’Oliveira (Doutoranda em Relações Interculturais; Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta) apresentarão a conferência «Discurso de ódio e xenofobia contra os ciganos em Portugal: o caso das redes sociais».

O comentário estará a cargo de Bruno Gonçalves (Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas).

A sessão decorrerá a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91490138292.

Conferência “What Comes After the Secularization Thesis?” e Mesa-redonda “Europa Global: Valores Europeus no Contexto Global” | Hans Joas | Amanhã, 27 de fevereiro

Relembramos que amanhã, dia 27 de fevereiro, o Centro de Estudos Globais organizará dois eventos com a participação de Hans Joas (Universidade Humboldt e Academia das Ciências de Berlim).
De manhã, às 11h30, realizar-se-á a conferência “What Comes After the Secularization Thesis? Religious and Secular Sources of Moral Universalism” (entrada livre e tradução simultânea), a qual decorrerá na Sala Descobrimentos da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).
Ao final da tarde, às 19h00, terá lugar uma mesa-redonda sobre os valores europeus no contexto globalHans Joas e Viriato Soromenho-Marques (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) são os convidados, sendo a conversa moderada por Teresa de Sousa (cofundadora e jornalista do Público). O evento será realizado no Goethe-Institut (Campo dos Mártires da Pátria, 37, 1169-016 Lisboa), com entrada livre e tradução simultânea. Poderá também ser acompanhado a distância, através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94494543845.

Seminário Internacional de Estudos Globais | 21.02.2024 (quarta-feira), 18h00 | “Que lugar ocupam os telemóveis no contexto escolar?

Realiza-se no próximo dia 21 de fevereiro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Estudos Globais, organizada através do seu Grupo de Investigação 2 – Educação Global: Conectividade, Complexidade e Diversidade (coordenado por Pedro Abrantes e Darlinda Moreira), em cooperação com o Agrupamento de Escolas do Restelo (Lisboa).

O evento, dedicado à reflexão sobre o tema “Que lugar ocupam os telemóveis no contexto escolar? Debate sobre literacia digital e autorregulação”, contará com a intervenção de diversos especialistas: António Moreira (CEG-Universidade Aberta/ CES20-Universidade de Coimbra), Susana Henriques (CEG-Universidade Aberta/CIES-ISCTE-IUL), Tito Morais (International Advisors da Cybersafety India/Projeto Miúdos Seguros) e Cristiane Miranda (International Advisors da Cybersafety India/Projeto Miúdos Seguros).

A moderação do encontro estará a cargo de David Casimiro (Diretor do Agrupamento de Escolas do Restelo) e de Sofia Machado Rosa (Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Restelo).

O encontro decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94440600100.

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL “JUVENTUDES: SAÚDE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE” | 17 de janeiro

No dia 17 de janeiro de 2024, às 17h30, inaugura-se o ciclo de conferências do Seminário Internacional “Juventudes: Saúde, Educação e Sociedade”, estando esta primeira sessão subordinada ao tema “Territórios, Política e Saúde: Investigação Aplicada” (cartaz-programa em anexo).
A sessão decorrerá a partir da Universidade Aberta – Delegação do Porto, com transmissão online através do Zoom:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88482874418
Inscrições e informações: porto@aauab.pt  (Associação Académica da Universidade Aberta).
Contamos com a vossa participação!

Conferência de inverno de 2023 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo | 15 de janeiro de 2024, 18h

Decorrerá no próximo dia 15 de janeiro, às 18 horas (hora de Lisboa), a Conferência de Inverno de 2024, integrada no Ciclo Permanente de Conferências “Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo”, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. A oradora será a Virgínia de Almeida Bessa (Universidade Estadual de Campinas) e a conferência terá por título “Cosmopolitismo nos palcos: teatro musicado e globalização da cultura de massa na São Paulo do início do século XX”.
A Conferência de Inverno de 2024 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo decorrerá a distância, através do Zoom. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

Resumo: O teatro musicado é uma lente profícua através da qual se pode analisar o processo de globalização e massificação da cultura que marcou as grandes cidades do mundo industrial. Em São Paulo, esse processo ganhou contornos particulares, em função do acelerado desenvolvimento urbano e das ondas migratórias que caracterizaram a cidade no início do século XX. Nesta conferência, serão analisados alguns aspectos da cena dramático-musical da capital paulista nas décadas de 1910 a 1930, a fim de contribuir para uma história global do teatro musicado.

Bio-bibliografia: Virgínia de Almeida Bessa é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista de pós doutorado sênior do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Universidade de Nanterre. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. É integrante do grupo de pesquisa “Entre a memória e a história da música”, do Departamento de História da Universidade de São Paulo; do Laboratório de Estudos da Música e do Som, do Instituto de Artes da Unicamp; e da Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta. Seus temas de pesquisa atuais são a História Global do Teatro Musicado e as relações entre História e Cultura.

A conferência decorrerá exclusivamente online.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail

Seminário Internacional de Estudos Globais | 12.01.2024 (sexta-feira), 18h00 | Aires Gameiro

Realiza-se no próximo dia 12 de janeiro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Neste evento, será apresentado o livro 50 Dias por Timor-Leste, de Aires Gameiro (Ordem Hospitaleira de S. João de Deus), autor de uma vasta bibliografia, em que se incluem obras de literatura de viagens por 60 países.

Além do autor, intervirão na sessão o Provincial dos Irmãos de S. João de DeusBonifácio Lemos da Costa (UCP-Braga, natural de Timor-Leste), Margarida Neto (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), José Eduardo Franco (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta) e Antero Veiga (Governo de Timor-Leste).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97974046737.

Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais” | 11 de janeiro (quinta-feira), 18h00 | André Muniz Garcia

No próximo dia 11 de Janeiro, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão XV do Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais”, integrado no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão o Professor André Muniz Garcia (Universidade de Brasília), que apresentará a conferência “A crise do cânone nas universidades brasileiras: mal-estar e potencial reflexivo”.
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir da Sala de Videconferências da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94744173779

Seminário Internacional de Estudos Globais | 09.01.2024 (terça-feira), 18h00 | Everaldo Cescon

Realiza-se no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Everaldo Cescon (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul) apresentará a conferência «Deus, um problema global», estando o comentário crítico a cargo de Steffen Dix (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99591697031

Seminário Internacional de Estudos Globais | 04.01.2024 (quinta-feira), 18h00 | Nuno Guimarães

Realiza-se no próximo dia 4 de janeiro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Nuno Guimarães (Professor Catedrático do ISCTE, Professor Visitante no Indian Institute of Technology Gandhinagar) apresentará a conferência «Brisas na globalização entre a Europa e a Índia», estando o comentário crítico a cargo de João Relvão Caetano (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta; Vice-Reitor da Universidade Aberta).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93816531093

Simpósio Temático “Pan-Inteligência no Futuro Quântico Global” | 11 de dezembro (segunda-feira), 17h30 | Universidade Aberta (Palácio Ceia)

Realiza-se no próximo dia 11 de dezembro, às 17h30 (hora de Lisboa), o Simpósio Temático “Pan-Inteligência no Futuro Quântico Global”. O encontro, uma iniciativa do Centro de Estudos Globais, contará com a intervenção de diversos especialistas: Henrique São Mamede (Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta, INESC TEC, CEG-UAb), Pradeep Kumar Singh (Central University of Jammu, J&K, India), Paulo Castro (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa), Teresa Oliveira (Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta, CEG-UAb), Vitor Santos (NOVA IMS – Information Management School, MagIC) e Arnaldo Santos (Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta, CEG-UAb).

A abertura do simpósio estará a cargo de João Relvão Caetano (Pró-Reitor da Universidade Aberta) e de José Eduardo Franco (CEG-Universidade Aberta).

O encontro decorrerá em formato misto: presencial, na Sala Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93613885093

Simpósio “Dignipédia Global: Aprofundar, Sistematizar e Defender Direitos Humanos em Contexto de Globalização” | 12 de dezembro (terça-feira), 14h00 | Fundação Calouste Gulbenkian

Realiza-se no próximo dia 12 de dezembro, às 14h00, o Simpósio “Dignipédia Global: Aprofundar, Sistematizar e Defender Direitos Humanos em Contexto de Globalização”, promovido pelo projeto Dignipédia Global (EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto), a que se associa o Centro de Estudos Globais.

O projeto Dignipédia Global (https://dignipediaglobal.pt/) visa a capacitação de alunos, escolas e universidades, assim como agentes de educação e de ação sociocultural para o fomento de uma cultura dos direitos humanos, agregando diversas instituições escolares, académicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais.

No evento, em que participarão a equipa promotora do projeto e diversos especialistas, será ainda apresentada a obra Direitos Humanos em Portugal: História e Utopia – Das Origens à Época Contemporânea, da autoria de Susana Mourato Alves-Jesus, gestora do projeto Dignipédia Global e investigadora do Centro de Estudos Globais (convite em anexo).

O Simpósio “Dignipédia Global” decorrerá no Auditório III da Fundação Calouste Gulbenkian.

Call for Papers: Global Histories of International Thought and Geopolitical Concepts

Divulgamos a seguinte chamada para comunicações:
 
Call for Papers: Global Histories of International Thought and Geopolitical Concepts 
RUG-NUPI Research Workshop in the History and Theory of International Relations
Keynote speaker: Prof. Lucian Ashworth
Location: University of Groningen, 9712 CP Netherlands.
Date: Thursday 23th – Friday 24th, May 2024.
Much is said of geopolitics, but little is understood about its conceptual history. Everywhere, we are told of a world of climate crises, of Sino-American rivalry and a revanchist Russia, of post-pandemic recession and ‘green’ industrial transitions, demanding of great depths of geopolitical shrewdness. Indeed, even in the European Union, where once much was made of ‘normative power’, many invoke the ‘birth of a geopolitical Europe’ (Borell, 2022), whereas others warn of how a ‘return of geopolitics’ may hold sinister continuities with a legacy of nationalist and colonial worldmaking (Guzzini, 2012).
And yet, even as ‘geopolitics’ regains popularity as an explanatory frame for international politics, only cursory accounts are given of its global histories in international thought. In recent years, however, scholars have begun to make way for a more historically accurate and pluralist account of geopolitical visions in the history of international thought and conceptual history (Ashworth, 2013; Rosenboim, 2017; Specter, 2022). This new field of literature, most lively among international relations scholars, has garnered fruitful dialogue with other social sciences and humanities disciplines, including geography, history, cultural studies, and science and technology studies (c.f. Kearns, 2009; Tang, 2008). These emerging literatures, moreover, have explored fascinating intersections with new research on the genealogies of the Anthropocene (Bashford 2014, Selcer, 2018), past technopolitical futurisms (Ekbladh, 2011; Saraiva, 2018; Bell, 2022), as well as non-western, dissident, and anticolonial worldviews (Aydin 2017, Kapila and Bayly 2010, Getachew, 2019). Combined, these interdisciplinary strands invite bold new thinking on how shared geopolitical imaginations have expressed and shaped worldmaking visions of planetary crisis and reform.
This two-day research workshop will explore new global intellectual histories of geopolitical thought, with a special focus on figures outside the traditional canon and crises of environmental, technological, and international orders from the 1890s to 1960s. We invite submissions from early career and senior scholars in international relations, history, geography and related disciplines.
Proposed papers may wish to speak to themes such as:
– Anticolonial worldmaking and subaltern geopolitics in Africa and Asia.
– Latin American visions of Pan-Americanism and geopolitics.
– Geopolitical imaginations of European unification and the ends of Empire.
– Geopolitical concepts, Pan-Islamism, and Pan-Arabism.
– Global environmental crises and geopolitical concepts.
– Techno-futurism and its imagined geopolitics.
– Socialist and dissident geopolitical concepts.
To apply to participate, please send a 250 words abstract and CV to a.m.ferraz.de.oliveira@rug.nl before February 15th 2024.
 Successful applications will be notified by March 15th 2024. Short draft papers will be circulated prior to the workshop and publication plans discussed afterward.

FOLEG | SEMINÁRIO “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital”

No âmbito do Fórum Liderar Estudos Globais, um encontro anual de formação do CEG-UAb, realiza-se no dia 4 de dezembro, a partir das 14h30, o seminário “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital”, no qual estão convidados a participar presencialmente ou a distância.
Inscrições obrigatórias: https://forms.gle/QuFoR2pwk4TS4BXj6

Congresso Internacional | Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, realiza-se, em Alenquer, o Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização, assinalando os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Este congresso é promovido pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com o projeto Dignipédia Global (EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto), e dinamizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, pelo JusGov da Universidade do Minho, pelo European Centre for Women and Technology (Oslo – Noruega) e pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura P. Manuel Antunes, entre outras Instituições nacionais e internacionais.

Mais informamos que este congresso foi acreditado como ação de formação para professores nas seguintes áreas:

Área de Ciências da Especialidade: A103 Antropologia; A110 Ciências da Comunicação; A112 Ciências da Saúde; A122 Direito; A123 Economia; A124 Educação Moral e Religiosa Católica; A134 Estudos Sociais; A136 Filosofia; A143 História (História de Portugal, História Universal, História Cultural e das Mentalidades, Cultura Portuguesa); A151 Literatura (Literatura Portuguesa); A156 Português; A158 Psicologia; A162 Sociologia; A170 Teologia. Área do Ensino, Educação e das Ciências da Educação: B103 Educação Comparada; B112 Psicologia da Educação; B113 Sociologia da Educação. Área de Formação Ética e Deontológica: D102 Educação para a Cidadania (Educação para a Saúde, Educação Intercultural); D105 Relações entre Educação e Sociedade; D106 Recursos Humanos.
Inscrição aqui. Para mais informações consulte o site do congresso.

Conferências comemorativas do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher | 29 de novembro e 5 de dezembro, 17h45 | Universidade Aberta

Realizam-se nos próximos dias 29 de novembro e 5 de dezembro, às 17h45 (hora de Lisboa), duas conferências comemorativas do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, coorganizadas pela Soroptimist International / Clube Lisboa Caravela e pelo Centro de Estudos Globais.

No dia 29 de novembro (quarta-feira), realizar-se-á a conferência “A Violência também é uma Questão de Saúde Mental”, com moderação de Cristina Ovídio (moderadora do programa “Original é a Cultura”, SPA/SIC)  e os conferencistas Graça Vilar (Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e nas Dependências) e André Tavares Rodrigues (ISMAT, Grupo Lusófona).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir do Salão Nobre da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98240637608.

No dia 5 de dezembro (terça-feira), será analisado o tema “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2023): o que fizemos, onde estamos e quais os novos desafios para a paz?”, com moderação de Rita Nogueira Ramos (Soroptimist International Europe) e os conferencistas Mónica Farinha (Conselho Português para os Refugiados) e António Ferrari (Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental). A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir do Salão Nobre da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92099677345.

 

 

2ª edição do Seminário de Escrita de Artigos Científicos | inscrição até 3 de dezembro

Enviamos informação sobre a dinamização da 2.º edição do Seminário de Escrita de Artigos Científicos, destinado aos alunos do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e aos membros do Centro de Estudos Globais. Pedimos que tenham em atenção a estrutura e a calendarização do seminário.

Mais informações

História em Revista | Dossier temático “Património Cultural da Saúde e da Assistência”

Divulgamos a seguinte chamada para a submissão de artigos no dossiê temático “Património Cultural da Saúde e da Assistência” da História em Revista (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/HistRev):
Data-limite para a submissão: 21 de abril de 2024
Proponentes:
Profª Drª Joana Balsa de Pinho (Universidade de Lisboa, CEG-Universidade Aberta)
Profª Drª Eliane Cristina Deckmann Fleck (Universidade Federal de Pelotas)

O patrimônio cultural da saúde e da assistência consiste no conjunto de objetos e edifícios, assim como práticas imateriais, que se desenvolveram no contexto da assistência e cuidado de saúde prestados a diferentes indivíduos. É uma tipologia patrimonial que tem recebido uma importância crescente relacionada com iniciativas individuais – de historiadores, arquivistas, arquitetos, médicos, entre outros –,  e de redes de investigação nacionais e internacionais.

O objetivo deste dossiê é oportunizar a divulgação de investigações que refletem sobre o campo disciplinar da história do patrimônio cultural da saúde e da assistência a nível nacional e internacional. As propostas de artigos devem articular-se com temas relevantes para o âmbito científico do patrimônio cultural da saúde e da assistência, recorrendo à documentação disponível em acervos arquivísticos, bibliográficos, museológicos, iconográficos e sonoros, bem como ao patrimônio arquitetônico, observando os domínios da reflexão teórica, metodológica e historiográfica, e contemplando qualquer contexto geográfico ou cronológico.

+ info:

Seminários à Hora do Almoço | 14.11.2023 (terça-feira), 13h00 | Luís Henrique Menezes Fernandes

No próximo dia 14 de novembro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão Luís Henrique Menezes Fernandes (Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra), que apresentará a conferência A Bíblia de Almeida: tradução local ou tradução global?.
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93802049851

Seminário Internacional de Estudos Globais | 10.11.2023 (sexta-feira), 18h00 | Bento Machado Mota

Realiza-se no próximo dia 10 de novembro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Bento Machado Mota (Escuela Nacional de Antropología y História, México) apresentará a conferência «Altíssima ignorância: A ignorância invencível e os debates europeus e sul-americanos sobre a salvação dos indígenas brasileiros a partir de António Vieira (1535-1719)», estando o comentário crítico a cargo de Porfírio Pinto (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta).

A sessão decorrerá a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95214116960.

Seminários à Hora do Almoço | 7.11.2023 (terça-feira), 13h00 | António Amaral

No próximo dia 7 de novembro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão António Amaral (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), que apresentará a conferência Vasco Gonçalves e o processo revolucionário português (1974-1975).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99651451194

Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais” | 9 de novembro (quinta-feira), 18h00 | Fabrizio Boscaglia

No próximo dia 9 de Novembro, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão XIV do Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais”, integrado no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão o Professor Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona), que apresentará a conferência “A conversão ao Islão e numa perspetiva sufi”.
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir do Salão Nobre da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98321070269

Resumo e bio-bibliografia

Lançamento da nova edição de “Repensar Portugal” | 3 de novembro, 14h30, Assembleia da República

Vimos convidar-vos a estar presentes na sessão de lançamento da nova edição da obra Repensar Portugal, de Padre Manuel Antunes, SJ, a realizar-se no dia 3 de novembro, às 14h30, no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, com a apresentação a cargo do Professor Guilherme d’Oliveira Martins.
A reedição desta obra emblemática resulta de uma parceria entre o Município da Sertã e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, à qual se junta o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.
Considerada um “manual de mesa de cabeceira para políticos”, esta obra será oferecida a todos os deputados da Assembleia da República, membros do Governo e presidentes das Câmaras Municipais do país.

Seminários à Hora do Almoço | 24.10.2023 (terça-feira), 13h00 | Mirosław M. Sadowski

No próximo dia 24 de outubro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço (em cooperação com o projeto Dignipédia Global), integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão Mirosław M. Sadowski (Instytut Nauk Prawnych, Polska Akademia Nauk – Instituto de Estudos Jurídicos, Academia Polaca de Ciências), que apresentará a conferência Povos Indígenas, Memória e Direitos Humanos. O comentário crítico estará a cargo de Rui Maia Rêgo (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Auditório III da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99592527464.

Conferência Internacional “Holocausto, Genocídios, Atrocidades e a Questão da Reparação da Memória” (20 de outubro, 14h00)

No dia 20 de outubro, a partir das 14h00, realiza-se a Conferência Internacional “Holocausto, Genocídios, Atrocidades e a Questão da Reparação da Memória”, cujo programa apresentamos em anexo.

No âmbito desta Conferência, será apresentado o projeto “Mnemonic Reality” (financiado pela Fundação Volkswagen).

A sessão decorrerá presencialmente, no Salão Nobre da Universidade Aberta, e também online, via Zoom (o link será fornecido após a inscrição).

Inscrições: mnemonic.reality.project@gmail.com

 

Projeto “Mnemonic Reality”

Este projeto visa analisar a presença crescente da desinformação, das fake news e do negacionismo no mundo global que afeta de igual modo a União Europeia, pois não permanece imune a distorções históricas. Para lhes fazer frente, os estados membros introduziram um tipo particular de legislação que é amplamente entendida como “leis de memória”. Trata-se de dispositivos legais especificamente elaborados para proteger uma determinada memória do passado. Embora presentes em todos os países da UE, a sua forma difere consideravelmente, no entanto ainda nenhum estudo analisou todos estes dispositivos. Além disso, também ainda não foram levados a cabo estudos acerca de como os aspetos normativos das leis de memória se traduzem em realidade e como, de outro modo, a realidade é refletida na estrutura normativa. O presente projeto propõe colmatar esta lacuna de estudo, concentrando-se nas leis de proibição da negação da memória do Holocausto. Na primeira fase do projeto, pretende-se preparar um compêndio de proibições de negação do Holocausto em todos os estados membros da UE e, em seguida, verificar o seu efeito na sociedade por meio de pesquisas em linha. A segunda fase do projeto concentra-se mais de perto sobre quatro países da UE (Alemanha, Lituânia, Polónia e Portugal), a fim de se investigar, de modo mais particular, o impacto das proibições de negação do Holocausto.

Conferência final de encerramento das comemorações dos 30 anos do Mestrado em Relações Interculturais

No dia 24 de outubro pelas 17h30m irá realizar-se a Conferência final de encerramento das comemorações dos 30 anos do Mestrado em Relações Interculturais, proferida pelo Professor Marco Martiniello (FRS-FNRS; Universidade de Liège, Bélgica), um dos maiores especialistas nas temáticas das relações interculturais, com o título “Beyond intercultural relations. Social Interactions in superdiverse cities”.

Seminário Internacional de Estudos Globais | 19.10.2023 (quinta-feira), 18h00 | Rosuel Lima-Pereira

Realiza-se no próximo dia 19 de outubro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Rosuel Lima-Pereira (Vice-Reitor da Universidade de Guiana) apresentará a conferência «Para uma história global do Sebastianismo: Expressões de glocalização de um messianismo político», estando o comentário crítico a cargo de José Eduardo Franco (CEG – Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93449773963

Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” | 18.10.2023 (quarta-feira), 17h30 | José Pedro Paiva

Realiza-se no próximo dia 18 de outubro, às 17h30 (hora de Lisboa), uma sessão do Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” (coorganizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal e pelo Centro de Estudos Globais), integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, José Pedro Paiva (professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) apresentará a conferência «A fundação do bispado do Funchal e a génese da rede diocesana do império português (1514-1745)».

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11, Lisboa), sendo igualmente transmitida, em direto, nas redes sociais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal: no Youtube (https://www.youtube.com/@sociedadehistoricadaindepe1355/streams) e no Facebook (https://pt-pt.facebook.com/sociedadehistorica/)

 

Seminários à Hora do Almoço | 17.10.2023 (terça-feira), 13h00 | Pedro Jesus

No próximo dia 17 de outubro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão Pedro Jesus (Colégio de Santa Doroteia; Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa), que apresentará a conferência Implicações e desafios da inovação na educação escolar: Em busca de uma metáfora que se adeque melhor.

 

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96285395967

Encontro de Cátedras UNESCO em Portugal

Está a decorrer o Encontro de Cátedras UNESCO em Portugal, subordinado ao tema “Ciência, Cultura e Cidadania”, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, no qual participam, como oradores, José Eduardo Franco e Susana Alves-Jesus, com a conferência “Dignipédia Global: sistematizar, aprofundar e defender direitos humanos em contexto de globalização”.

Programa

Simpósio Temático “Mono-no-aware e uma Saudade: as História de um Encontro” | 6 de novembro

Para assinalar os 480 anos da chegada dos portugueses a Tanegashima, em 1543, os CLA do Montijo e da Madeira e o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, em parceria com o CHAM-NOVA FCSH, organizam o Simpósio Temático “Mono-no-aware e uma Saudade: as História de um Encontro”, com o objetivo de trazer à reflexão as relações histórico-culturais entre Portugal e o Japão.

A iniciativa decorrerá no dia 6 de novembro, com início às 14h00 (hora de Lisboa), na Sala de Atos da Universidade Aberta (Palácio Ceia), com transmissão online via Zoom.

Inscrições: https://forms.gle/9kD6cBhgp3qzMNwe8

Programa

Congresso Internacional “Memória de um Século (1923-2023) | Comemorações do centenário da morte de Guerra Junqueiro

No âmbito das comemorações do centenário da morte de Guerra Junqueiro (1850-1923), o CEG-UAb associou-se ao Congresso Internacional “Memória de um Século (1923-2023)”, a realizar-se no Porto (13 de outubro), em Lisboa (17 de outubro) e em Coimbra (20 de outubro), conforme o programa em anexo.

Programa

Seminários à Hora do Almoço | 13.10.2023 (sexta-feira), 13h00 | Ana Catarina Necho

No próximo dia 13 de outubro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão Ana Catarina Necho (CEHR, Universidade Católica Portuguesa / NEHEV), que apresentará a conferência A «Melancolia» do Poder: Representações e Imagens de D. Maria I, a Piedosa (1734-1799).
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95286173977.

Colóquio Internacional de Arquitetura Assistencial | envio de propostas até 15 de outubro

Está a decorrer, até ao dia 15 de outubro, a chamada para a apresentação de propostas de comunicação para o Colóquio Internacional de Arquitetura AssistencialSustentabilidade e Humanização, que decorrerá nos dias 8 a 10 de maio de 2024, na Universidade Federal do Pará, e do qual o Centro de Estudos Globais é instituição organização (através da linha de investigação “Ecologias da Saúde: História, Arquitetura e Urbanismo”).

Lançamento da obra “De língua da corte a matéria de estudo: a institucionalização do ensino de Francês no Brasil#, de Kate Constantino Oliveira

No âmbito da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Aberta, através do Centro do Estudos Globais, divulgamos a sessão de lançamento da obra De língua da corte a matéria de estudo: a institucionalização do ensino de Francês no Brasil, Kate Constantino Oliveira, Professora do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS.
A sessão de lançamento terá lugar na Aliança Francesa de Aracajú, no dia 20 de outubro, às 17h00 (hora de Brasília).

XXIII Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo | 6 de outubro (sexta-feira), 18h00

No próximo dia 6 de outubro, entre as 18h00 e as 19h30 (hora de Lisboa) [= 14h00-15h30 de Brasília], realizar-se-á o XXIII Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE).
Nesta sessão, será abordado o tema “Empreendedorismo sustentável”. Como é que será a vida humana na Terra nas próximas décadas? O que diz a ciência sobre a sustentabilidade? Como promover um empreendedorismo sustentável?
Inscrições para o FIPEE: https://forms.gle/b6gTqguuocoxuJuL9
O FIPEE será transmitido em direto através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83132274503

Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais” | 29 de setembro (sexta-feira), 18h00 | Andrea Ragusa

No próximo dia 29 de Setembro, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão XIII do Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais”, integrado no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão o Professor Andrea Ragusa (Universidade de Parma), que apresentará a conferência As conversões e o pensamento teórico de Antero de Quental. Sobre a tradução italiana da obra em prosa”.
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir da Sala de Videconferências da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96560400659

 

Seminários à Hora do Almoço / Seminários Internacionais Pombalinos | 28.09.2023 (quinta-feira), 13h00 | Alícia Duhá Lose

No próximo dia 28 de setembro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço / Seminários Internacionais Pombalinos, integrada no ciclo de “Conferências Globais”. Intervirá nesta sessão Alícia Duhá Lose (Universidade Federal da Bahia), que apresentará a conferência Uma história em três manuscritos: o trabalho de estabelecimento de um texto biográfico pombalino.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98341315381

Conferência de outono de 2023 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo | 04 de outubro, 18h

 

As teorias cosmopolitas contemporâneas têm objetivos e perspetivas muito diferentes, mas todas elas tentam responder a desenvolvimentos atuais na cena global no que diz respeito ao estatuto do ser humano considerado como cidadão do mundo (“cosmopolita”) e não de um Estado em particular. O conceito de cosmopolitismo crítico tem cinco dimensões principais: (1) A primeira dimensão é a do “eu cosmopolita”. Para o cosmopolitismo crítico, a construção de um “eu cosmopolita” é uma questão de justiça. Não se trata apenas de estudar a prescrição ética normativa do cosmopolitismo, mas também seu reverso, os conflitos de identidade. A maioria das teorias cosmopolitas não pode explicar porque o universal não resiste ao nacionalismo, ao racismo, à xenofobia e ao sexismo. (2) A segunda dimensão é da “democracia local cosmopolita”. O cosmopolitismo crítico visa elaborar uma teoria democrática que, diferentemente da teoria democrática moderna, considere uma ordem político-legal local como plenamente democrática apenas se respeitar o meio-ambiente e os direitos humanos de todas as pessoas do mundo, independentemente da sua cidadania. (3) A terceira dimensão é a do “direito cosmopolita”. O cosmopolitismo crítico visa reformular as conceções do direito internacional moderno centradas no Estado, considerando os indivíduos como sujeitos do direito internacional. Isto explicaria dois dos mais originais desenvolvimentos político-jurídicos internacionais do século XX: o direito à petição individual em matéria de proteção internacional e regional de direitos humanos e a responsabilidade individual no direito penal internacional. (4) A quarta dimensão é a da “cosmopolítica”. O cosmopolitismo crítico visa formular um conceito de “cidadania cosmopolita transfronteiriça” diferente da teoria tradicional da cidadania e da representação por não ter um referencial territorial e por prescindir da “autorização”. Isso explicaria a prática de associações transfronteiriças de indivíduos, institucionalizadas ou não. (5) A quinta dimensão é o “ecocentrismo”. O cosmopolitismo crítico visa criar uma nova forma de consciência ecológica, baseada na relação entre o eu cosmopolita e o cosmos, o que implicaria uma profunda revisão das categorias antropocêntricas.

Soraya Nour Sckell é professora associada da NOVA School of Law | Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do CEDIS – Centre for Research on Law and Society da Universidade Nova de Lisboa. Foi Investigadora Principal do projeto “Cosmopolitismo: Justiça, Democracia e Cidadania sem Fronteiras” (2018-2022). Recebeu o Prémio de Amizade Franco-Alemão (atribuído pela Embaixada da Alemanha em Paris) em 2012 e em 2018 recebeu o Prémio Wolfgang Kaupen-Preis para investigação em sociologia do direito (atribuído pela Secção de Sociologia do Direito da Sociedade Alemã de Sociologia). Doutorou-se em Filosofia na Universidade Paris Nanterre e na Universidade Goethe de Frankfurt (2012, sob a orientação de A. Honneth e Ch. Lazzeri) e em Direito na Universidade de São Paulo (1999, sob a orientação de V. M. Rangel). Foi diretora do programa de investigação sobre cosmopolitismo no Collège International de Philosophie em Paris (2013-2019) e é vice-presidente da Associação Humboldt França.

A conferência decorrerá no Salão Nobre da Universidade Aberta (sito na Rua da Escola Politécnica, 141, em Lisboa) e terá transmissão online.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail

lit.human.cosmo@gmail.com

Sessão de inauguração da Cátedra UNESCO de Estudos Globais | 26 de setembro

No próximo dia 26 de setembro, pelas 18h00, realiza-se a sessão de inauguração da Cátedra UNESCO de Estudos Globais, cujo programa enviamos em anexo.
A sessão terá lugar no Salão Nobre da Universidade Aberta (inscrição obrigatória), com a possibilidade de participação online através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93284470868

Seminário Internacional de Estudos Globais | 22.09.2023 (sexta-feira), 18h00 | João Correia

Realiza-se no próximo dia 22 de setembro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, João Correia (Tenente-Coronel, Exército Português; Docente do Instituto Universitário Militar) apresentará a conferência «Portugal, a arquitetura de segurança da África Austral e a globalização da Guerra Fria (1949-1975)», estando o comentário crítico a cargo de João Relvão Caetano (Pró-Reitor da Universidade Aberta).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93648066952.

Seminário Internacional de Estudos Globais | Pierre Antoine Fabre | 21 de setembro | 18h

Realiza-se no próximo dia 21 de setembro, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Pierre Antoine Fabre (EHESS; codiretor do CÉSOR) apresentará a conferência «Santidade em horizonte global: questões de religião, de política e de cultura», estando o comentário crítico a cargo de António Camões Gouveia (NOVA FCSH).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92488344631

CICLO DE CONFERÊNCIAS «ESCRITAS POR TRÁS DA GRADE: LITERATURA CONVENTUAL PORTUGUESA» | 2.ª conferência: Isabel Drumond Braga | 19 de setembro

No âmbito do ciclo de conferências “Escritas por trás da grade. Literatura conventual portuguesa”, realiza-se hoje, dia 19 de setembro, a segunda conferência, intitulada “Os receituários conventuais portugueses da Época Moderna”, apresentada pela Prof. Doutora Isabel Drumond Braga, com a moderação a cargo da Prof. Doutora Cristiana Lucas Silva (UAb).

A conferência terá início às 17h30, decorrendo em formato online, através do link: https://meet.google.com/dow-wyzf-nne

Seminários à Hora do Almoço | 20.09.2023 | 13h00 | Harrie Lemmens, Bruno Vieira Amaral, António-Pedro de Vasconcelos e José Eduardo Franco

No próximo dia 20 de setembro, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Nesta sessão será apresentada a obra Luz de Lisboa: A cidade aos olhos de um holandês, com as intervenções do autor, Harrie Lemmnens (tradutor e escritor), Bruno Vieira Amaral (escritor e crítico literário), António-Pedro de Vasconcelos (cineasta) e José Eduardo Franco (historiador e Diretor do Centro de Estudos Globais).
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96038220885

Chamada de comunicações para a congresso internacional EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E CIDADANIA (até 20 de setembro)

Estão abertas (até 20 de setembro) as inscrições para apresentar comunicação no III Congresso Internacional EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E CIDADANIA: https://cieeci.com

Recomendados, nomeadamente, a apresentação de proposta de comunicação no painel “Empreendedorismo e Globalização” (Ver sinopse anexa)

Para submeter uma comunicação no CiEECi 2023, deverá primeiro realizar a sua inscrição no congresso. Para tal deverá entrar no site cieeci.com e entrar na opção “inscreva-se”. Entrará numa plataforma onde fará um registo e deverá escolher a categoria da sua inscrição. Poderá optar pela inscrição presencial com/sem comunicação ou online com/sem comunicação.

Após essa inscrição, terá acesso a uma plataforma onde poderá submeter o(s) resumo(s).

Sessão de inauguração da Cátedra UNESCO de Estudos Globais | 26 de setembro

É com muita alegria que vimos anunciar-vos a aprovação da Cátedra UNESCO de Estudos Globais e convidar-vos para a Sessão de Inauguração desta Cátedra, que terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Aberta (Palácio Ceia), dia 26 de setembro, às 18h, em formato híbrido, segundo programa anexo.
Recomendamos vivamente a vossa participação neste evento tão relevante para a área dos Estudos Globais.

Simpósio “História da Espiritualidade e da Mística em Portugal” e lançamento da obra “Erotismo e Metáfora na Mística Portuguesa” | 9 de Setembro

Recordamos a realização, no próximo dia 9 de setembro, na Universidade Aberta (Palácio Ceia), do Simpósio Temático História da Espiritualidade e da Mística em Portugal: uma Perspetiva Global.

Neste evento será também apresentada a obra Erotismo e Metáfora na Mística PortuguesaDo Renascimento ao Barroco, de Eugénia Abrantes, pelo Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira.

Em anexo seguem o programa do simpósio e mais informações relativas à presente obra a ser lançada.

XXII Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo | 4 de agosto (sexta-feira), 18h00

No próximo dia 4 de agosto, entre as 18h00 e as 19h30 (hora de Lisboa) [= 14h00-15h30 de Brasília], realizar-se-á o XXII Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE).
Esta sessão terá como tema “As Áreas Temáticas do III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania”, contando com a participação dos coordenadores das diversas temáticas do programa do CiEECi 2023 (https://cieeci.com/). Visa-se explorar e discutir as variadas possibilidades de comunicações livres a serem apresentadas no congresso.
Inscrições para o FIPEE: https://forms.gle/Bpg7vnYmHAoWTSiV8
O FIPEE será transmitido em direto através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83132274503

Simpósio Internacional «Direitos, Sociedade e Futuro. Perspetivas Globais» | 31 de julho (segunda-feira), 12h00 (hora de Lisboa)/8h00 (hora de Fortaleza)

Na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, terá lugar o Simpósio Internacional Direitos, Sociedade e Futuro. Perspetivas Globais.      

Este evento, organizado no âmbito do projeto Dignipédia Global: Sistematizar, aprofundar e defender direitos humanos em contexto de globalização (EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto), decorrerá online, a partir das 12h00 (hora de Lisboa)/8h00 (hora de Fortaleza).     

Esta sessão conta com a participação especial de Christiane Torloni e de Miguel Przewodowski, que se disponibilizaram para responder a questões sobre o seu documentário Amazônia: o Despertar da FlorestaniaEste documentário estará excecionalmente disponível em acesso livre no domingo, dia 30 de julho, através do link https://vimeo.com/282695024 (senha: am0730).    

Link do Zoom para o Simpósio: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99200610376.

Email para inscrição e obtenção de certificados: ceg.estudosglobais@uab.pt

Seminários à Hora do Almoço | 28.07.2023 (sexta-feira), 13h00 | André Simões

No próximo dia 28 de julho, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão André Simões (Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), que apresentará a conferência Os graffiti pompeianos: entre a tradição e a modernidade.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94523205343

Sessão de lançamento do livro “História Global da Alimentação Portuguesa” | 20 de julho, 18h00 | Coimbra

Temos o prazer de vos convidar para a sessão de lançamento da História Global da Alimentação Portuguesa, obra dirigida por José Eduardo Franco e coordenada por Isabel Drumond Braga, em Coimbra.
A sessão decorrerá no dia 20 de julho, às 18h00, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, estando a apresentação a cargo de Carmen Soares (Professora Catedrática da FLUC na área dos Estudos Clássicos) e de Carlos Fiolhais (Físico e Professor da Universidade de Coimbra).
Contamos com a vossa presença!

Histórias globais portuguesas | 19.07.2023 (quarta-feira), 17h30 | Fernando Martins

No dia 19 de julho, às 17h30 (hora de Lisboa), Fernando Martins (Professor auxiliar da Universidade de Évora) apresentará a conferência «Portugal no “parlamento do mundo”, a ONU (1945-1975)».
A sessão decorrerá em formato misto:
presencial, no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11, Lisboa)
em direto, nas redes sociais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal: no Youtube (https://www.youtube.com/@sociedadehistoricadainde…/streams) e no Facebook (https://pt-pt.facebook.com/sociedadehistorica/).

Seminários à Hora do Almoço | 20.07.2023 (quinta-feira), 13h00 | Rodolfo Miguel Begonha

No próximo dia 20 de julho, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão Rodolfo Miguel Begonha (Doutor em Sociologia Económica e das Organizações / Diretor-adjunto da Gradiva Publicações, S.A.), que apresentará a conferência Reflexões livres sobre poder.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92020084721.

Seminário em Estudos Globais do Trabalho | 18 de julho 2023 (terça-feira), 18h00 | Gordon Lafer

Realiza-se no próximo dia 18 de julho, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário em Estudos Globais do Trabalho, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Gordon Lafer (Labor Education and Research Center, University of Oregon) apresentará a conferência «The attack on teachers’ unions, and unions’ strategic response in the U.S.».

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85783465853.

COLÓQUIO INTERNACIONAL “COLONIALISMOS E COLONIALIDADES: TEORIAS E CIRCULAÇÕES EM PORTUGUÊS E EM FRANCÊS” | 4 DE SETEMBRO | BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

No dia 4 de setembro de 2023, realiza-se na Biblioteca Nacional de Portugal o Colóquio Internacional Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em português e em francês / Colonialismes et colonialités: théories et circulations en portugais et en français, organizado pelo Centro de Estudos Globais (Universidade Aberta) em parceria com o Marge (Université Jean Moulin Lyon 3) e Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)Este encontro visa apresentar os resultados de pesquisa do projeto CILIPO-FP (Circulações da literatura pós-colonial em francês e em português), financiado pelo dispositivo Bourgeon, da Universidade Jean Moulin Lyon 3, em 2022.

O desafio de pensar as circulações entre dois sistemas linguísticos complexos, e que implicam contextos e historicidades globais, foi lançado a catorze investigadoras e investigadores (doutorandos, pós-doutorandos, e professores em diversas fases da carreira) em 12 universidades do Brasil, de Portugal e da França. “Colonialismos” e “colonialidades” são termos empregues no século XX para fazer referência à dinâmica que fundou o sistema-mundo capitalista a partir das colonizações europeias em todos os continentes, perpetuando na contemporaneidade práticas de subalternidades nascidas daquele contexto.

Partindo dos dois termos, o colóquio apropria-se de um vocabulário comum: aquele em que a língua portuguesa e a língua francesa se difundiram pelo mundo. Investigadores demonstraram, já nos anos 1980, a importância que a questão linguística assume neste sentido, uma vez que disciplinas hoje aplicadas aos sistemas de ensino nacionais nascem no século XIX, e são produzidas pelo mesmo contexto que produz o imperialismo.

Não é uma coincidência, portanto, que grande parte dos participantes do colóquio Colonialismos e Colonialidades trabalhem com o ensino de línguas, cultura ou literatura.O colóquio encerra com o lançamento de um livro digital, bilingue e interativo, que apresenta várias análises teórico-conceptuais, históricas e literárias, dividindo-se em três partes: teorias, circulações e media. Espera-se que Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em francês e em português sirva para ampliar a rede de investigadores/as interessados na temática dos colonialismos históricos e das colonialidades contemporâneas em termos de circulação e receção.

A equipa de organização do colóquio internacional espera que este seja o primeiro de muitos encontros favoráveis ao fortalecimento da rede COS, constituída em torno desta temática.A coordenação deste colóquio está a cargo de Natália Guerellus (Université Jean Moulin Lyon 3), José Eduardo Franco (Universidade Aberta) e Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa).

CICLO DE CONFERÊNCIAS «ESCRITAS POR TRÁS DA GRADE: LITERATURA CONVENTUAL PORTUGUESA» | 1.ª conferência: Isabel Morujão | 12 de julho

O Centro de Estudos CECHAP, através do projeto Artes & Letras Alentejo, em parceria com outras instituições, entre as quais o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, está a promover um ciclo de conferências (online) sobre literatura conventual portuguesa, considerando a área geográfica dos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa, com título, “Escritas por trás da grade. Literatura conventual portuguesa”, a realizar em 2023 e 2024.

primeira conferência do ciclo, intitulada “De Vila Viçosa a Lisboa: A obra poética de soror Tomásia Caetana de Santa Maria”, estará a cargo da Professora Isabel Morujão (FLUP), com a moderação da Professora Cristiana Lucas Silva (UAb).

A conferência será realizada no dia 12 de julho de 2023, pelas 18h00, em formato online, através do link: https://meet.google.com/yjb-jjhx-ywp

Seminário Internacional de Estudos Globais | 13.07.2023 (quinta-feira), 18h00 | Adelino Cardoso

Realiza-se no próximo dia 13 de julho, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Adelino Cardoso (CHAM – Centro de Humanidades, Universidade Nova de Lisboa) apresentará a conferência «A beleza do pormenor. Pregnância do local num mundo globalizado», estando o comentário crítico a cargo de Rui Rego (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93389809872

XXI Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo | 7 de julho (sexta-feira), 18h00

No próximo dia 7 de julho, entre as 18h00 e as 19h30 (hora de Lisboa) [= 14h00-15h30 de Brasília], realizar-se-á o XXI Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE).

Seminário “Diferenças Italianas: Conferências sobre as Perspectivas Globais do Pensamento Italiano” | 7 de julho (sexta-feira), 16h00 | Elettra Stimilli

No próximo dia 7 de julho, às 16h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão II do Seminário “Diferenças Italianas: Conferências sobre as Perspectivas Globais do Pensamento Italiano”, integrado no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Elettra Stimilli (Università La Sapienza, Roma, Itália) apresentará a conferência “Bodies as political means”, estando o comentário crítico a cargo de Gianfranco Ferraro (CEG-Universidade Aberta, Lisboa).   

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92118993808

Sessão de encerramento do curso “Cristianismo e ciência” | 01.07.2023 (sábado), 11h00

Realiza-se no próximo dia 1 de julho, às 11h00 (hora de Lisboa), a sessão de encerramento do curso Cristianismo e ciência. A afirmação do conhecimento perante narrativas históricas. Esta última sessão do curso, lecionado pelo Eng.º Bernardo Motta (Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização), terá como tema “‘Podemos confiar nos evangelhos?’ (ou a veracidade e fiabilidade dos evangelhos à luz da ciência”.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92122160871.

Inscrições obrigatórias para assistência presencial: ceg.estudosglobais@uab.pt

Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais” | 30 de junho (sexta-feira), 18h00 | Rui Lomelino de Freitas

No próximo dia 30 de junho, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão XII do Seminário Permanente “Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais”, integrado no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão o investigador Rui Lomelino de Freitas (CEG – Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta), que apresentará a conferência “Os Manifestos Rosacruzes (séc. XVII), no contexto dos estudos académicos sobre Alquimia”.
A sessão decorrerá em formato misto: presencial, a partir do Salão Nobre da Universidade Aberta, e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99991899580

Seminários à Hora do Almoço | 28.06.2023 (quarta-feira), 13h00 | João Céu e Silva

No próximo dia 28 de junho, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão João Céu e Silva (Jornalista), que apresentará a conferência As relações entre jornalismo e literatura e a minha obra.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96901970868.

CONGRESSO INTERNACIONAL | Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, realiza-se, em Alenquer, o Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização, assinalando os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Este congresso é promovido pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com o projeto Dignipédia Global (EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto), e dinamizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, pelo JusGov da Universidade do Minho, pelo European Centre for Women and Technology (Oslo – Noruega) e pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura P. Manuel Antunes, entre outras Instituições nacionais e internacionais.

Contamos divulgar brevemente o programa do Congresso.

Informações: dignipedia.global@gmail.com

Cfp REVEC | Dossiê “Políticas linguísticas, idioma sem fronteiras e internacionalização do Ensino Superior”

Divulgamos a seguinte chamada para publicação na REVEC – Revista de Estudos de Cultura, da Universidade de Sergipe:

É com prazer que divulgamos a nova Chamada para Publicação da REVEC, o dossiê POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDIOMAS SEM FRONTEIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, organizado por Elaine Maria Santos (UFS), Rodrigo Belfort Gomes (UFS) e Camila Höfling (UFSCar).

A internacionalização do Ensino Superior precisa ser entendida como um processo que extrapola as ações de mobilidade acadêmica e inclui discussões voltadas para a integração da dimensão internacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão (KNIGHT, 2003), chegando até mesmo a ser entendida, por muitos pesquisadores, como a quarta missão das universidades (SANTOS; ALMEIDA FILHO, 2012). A ampliação das discussões nessa área ganharam fôlego com a inserção de temas como Internacionalização em Casa (BEELEN; WALENKAMP, 2018) e Internacionalização abrangente (HUDZIK, 2011), demonstrando a necessidade de envolvimento de toda a comunidade acadêmica e de reestruturação interna, para que ações mais sólidas possam ser implementadas. Nesse contexto, com a interconexão entre Internacionalização e plurilinguismo, o estreitamento de discussões entre as áreas de Relações Internacionais e os Departamentos de Letras Estrangeiras/Adicionais passou a ser cada vez mais intenso e preocupações com a criação e execução de Políticas e Planejamentos Linguísticos começaram a ser mais recorrentes, principalmente após o estímulo dado Pelo Programa Idiomas sem Fronteiras, em 2017, para que Políticas Linguísticas institucionais fossem criadas e apresentadas como pré-requisito indispensável para as IES interessadas no recredenciamento ao IsF. Diante do contexto apresentado, para este dossiê temático, convidamos pesquisadores/as que atuam na área da Linguística Aplicada (Crítica), da Sociolinguística, da Educação e de áreas afins a submeterem artigos/resenhas/entrevistas, que sejam textos inéditos e que, dentre outras possibilidades, estejam relacionados às seguintes temáticas: a) Internacionalização do Ensino Superior; b) políticas e planejamentos linguísticos; c) educação linguística; d) multilinguismo e plurilinguismo; e) Programa Idiomas sem Fronteiras e/ou Rede Andifes IsF; f) mobilidade acadêmica e PLE/PLA; g) inter/trans/multiculturalidade; h) formação de professores de línguas no contexto da internacionalização.
PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/09/2023

https://seer.ufs.br/index.php/revec/announcement

CICLO DE CONFERÊNCIAS «ESCRITAS POR TRÁS DA GRADE: LITERATURA CONVENTUAL PORTUGUESA» | 1.ª conferência: Isabel Morujão | 7 de julho

O Centro de Estudos CECHAP, através do projeto Artes & Letras Alentejo, em parceria com outras instituições, entre as quais o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, está a promover um ciclo de conferências (online) sobre literatura conventual portuguesa, considerando a área geográfica dos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa, com título, “Escritas por trás da grade. Literatura conventual portuguesa”, a realizar em 2023 e 2024.

A primeira conferência do ciclo, intitulada “De Vila Viçosa a Lisboa: A obra poética de soror Tomásia Caetana de Santa Maria”, estará a cargo da Professora Isabel Morujão (FLUP), com a moderação da Professora Cristiana Lucas Silva (UAb).

A conferência será realizada no dia 07 de julho de 2023, pelas 18h00, em formato online, através do link: https://meet.google.com/yjb-jjhx-ywp

Seminário Internacional de Estudos Globais | 24 de junho, 11h00

Realiza-se no próximo dia 24 de junho, às 11h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Luís Marques Mendes (Universidade Atlântica/Membro do Conselho de Estado e Antigo Ministro) fará uma conferência, no âmbito da qual apresentará o livro A inquietude… das mundividências, da autoria de André Rubim Rangel (Centro de Estudos Globais/Professor e Jornalista). A moderação e o comentário crítico estarão a cargo de José Eduardo Franco (Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94867075801

Fórum Espírito Santo | 26 de Junho | Madalena (Pico, Açores)

No próximo dia 26 de junho realiza-se o Fórum Espírito Santo, um evento que pretende contribuir para a valorização, preservação e disseminação do culto do Divino Espírito Santo, dinamizado pelo Município da Madalena em parceria com o Centro de Estudos Globais e o CLA da Madalena.
O Fórum Espírito Santo terá lugar no Auditório do Município da Madalena, com transmissão online, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória: https://forms.gle/qmLzsKn8cVqEhopw8

Apresentação do livro “Migrações de Retorno no Contexto Insular Açoriano” | 26 de junho

No dia 26 de junho, pelas 16h00, a Universidade Aberta acolhe a apresentação do livro Migrações de Retorno no Contexto Insular Açoreano (editora Letras Lavadas), de Filipa Violante Couchinho. A sessão terá lugar na Sala de Atos da Universidade Aberta (Palácio Ceia), com transmissão onlinehttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/95035016943.
 
O programa segue em anexo.

Seminário “Diferenças Italianas: Conferências sobre as Perspectivas Globais do Pensamento Italiano” | 23 de junho (sexta-feira), 18h00 | Greg Bird

No próximo dia 23 de junho, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se a Sessão I do Seminário “Diferenças Italianas: Conferências sobre as Perspectivas Globais do Pensamento Italiano”, integrado no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Greg Bird (Wilfrid Laurier University, Waterloo) apresentará a conferência “Dispositifs & Engineering”, estando o comentário crítico a cargo de Giovanbattista Tusa (IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98852435523.

Resumo e bio

Seminário Internacional de Estudos Pombalinos | 22.06.2023 (quinta-feira), 18h30 | José Subtil

Realiza-se no próximo dia 22 de junho, às 18h30 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Pombalinos, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, José Subtil (Presidente do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa) apresentará a conferência «Reformas do Marquês de Pombal: A génese do Estado laico em Portugal e no Brasil», estando o comentário crítico a cargo de José Eduardo Franco (Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

A sessão decorrerá na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Inscrições: Ponto de informação, piso 0 do El Corte Inglés de Lisboa, ou através do link https://ambito-cultural.elcorteingles.pt/agendas/reformas-do-marques-pombal-a-genese-do-estado-laico-em-portugal-e-no-brasil-por-jose-subtil/

Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” | 21.06.2023 (quarta-feira), 17h30 | Rui Ramos

Realiza-se no próximo dia 21 de junho, às 17h30 (hora de Lisboa), uma sessão do Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” (coorganizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal e pelo Centro de Estudos Globais), integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Rui Ramos (Investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) apresentará a conferência «O rei D. Carlos, um diplomata numa Europa monárquica».

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11, Lisboa), sendo igualmente transmitida, em direto, nas redes sociais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal: no Youtube (https://www.youtube.com/@sociedadehistoricadaindepe1355/streams) e no Facebook (https://pt-pt.facebook.com/sociedadehistorica/).

Seminário Internacional de Estudos Globais (Série Especial “Direitos Humanos e Cidadania Global”) | 20.06.2023 (terça-feira), 18h00 | Christiane Torloni

Realiza-se no próximo dia 20 de junho, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais (Série Especial “Direitos Humanos e Cidadania Global”, em cooperação com o projeto Dignipédia Global), integrada no ciclo “Conferências Globais”.

Nesta sessão, Christiane Torloni (Atriz, Realizadora, Conselheira da FAS e do IAMA) apresentará a conferência «Amazónia, pulmão do mundo, perante os desafios da globalização». No âmbito desta conferência, será exibido o documentário Amazônia: o despertar da florestania, produzido por Christiane Torloni.

A sessão contará com a participação especial de Paulo Cafôfo (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas) e de Sandra Caeiro (Pró-Reitora da Universidade Aberta/Presidente do Conselho Científico da Universidade Aberta).

O comentário estará a cargo de Luísa Paolinelli (Professora da Universidade da Madeira/Presidente da ADEGI, Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91724329544

Seminários à Hora do Almoço | 16.06.2023 (sexta-feira), 13h00 | María del Castillo García Romero

No próximo dia 16 de junho, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão María del Castillo García Romero (Professora da Área de História da Arte, Universidade de Cádis), que apresentará a conferência La imagen conectada. Transferencias artísticas en torno a la religiosidad femenina en el ámbito hispano-luso como nodo de comunicación simbólica, estando a moderação a cargo de Pedro Albuquerque (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Universidade de Sevilha / UNIARQ, Universidade de Lisboa).

A sessão decorrerá a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93200460927

Resumo e bio

 

Distopia – II Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo | junho e julho de 2023, 17h00

Anualmente, a Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, sediada no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, organiza e apresenta um curso livre de verão, que tem por objetivo explorar, numa perspetiva multidisciplinar, temas especialmente relevantes no nosso tempo.

Depois de, na primeira edição, o curso de verão ter sido dedicado ao tema Exílio, o II Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, a realizar-se durante os meses de junho e julho de 2023, será dedicado ao tema Distopia.

Considerados nos seus sentidos mais latos, literatura, humanismo e cosmopolitismo correspondem a possibilidades radicais de expressão do ser humano. Não se trata apenas de atividades, técnicas ou ideias em que ou com que o ser humano se vê envolvido quando é lançado na situação concreta em que dá consigo; trata-se de desenvolvimentos complexos, exclusivos e específicos (artísticos, ético-filosóficos, sociais e políticos) que expressam um determinado entendimento das valências, das capacidades máximas e, assim também, da finitude e dos limites humanos. São acontecimentos fundacionais, que colocam o ser humano sob uma tensão permanente de esclarecimento do sentido da sua humanidade.

Divulga-se o programa.

Inscrições: lit.human.cosmo@gmail.com

CANDIDATURAS ABERTAS | PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS GLOBAIS

Encontra-se aberto o período de candidatura à 1.ª edição da Pós-Graduação em Estudos Globais. Atendendo à importância desta oferta formativa como elemento integrante das atividades no nosso Centro, solicitamos a vossa colaboração no processo de divulgação.

Mais informações e candidatura em: https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/pos-graduacao-em-estudos-globais/

O curso de pós-graduação em Estudos Globais (PgEG) insere-se no projeto educativo, científico e cultural da UAb, plasmado no seu Plano Estratégico e nos seus objetivos de internacionalização. A UAb, universidade pública exclusivamente dedicada ao Ensino a Distância (EaD), tem como missão estatutária promover a língua e cultura portuguesas no mundo, usando, para o efeito, as mais avançadas tecnologias e pedagogias. A UAb é servida por uma infraestrutura tecnológica de suporte e por um Modelo Pedagógico Virtual próprios, validados nacional e internacionalmente, que partilha com instituições congéneres, portuguesas e de outros países, através de ofertas conjuntas de programas de ensino superior.

A UAb é inclusiva e global, seja pelas metodologias de ensino e pedagogias que utiliza, seja porque chega aos que, de outro modo, não teriam acesso ao ensino superior. Neste sentido, a aposta num curso de pós-graduação dedicado à área emergente dos Estudos Globais, em que a dimensão de inovação e de interconexão são centrais, decorre do reconhecimento de que a globalização afeta a vida quotidiana e de que o mundo necessita de formas inovadoras de reflexão e atuação, promovendo a capacidade de cooperação internacional, tendo em vista a resolução de problemas partindo de uma perspetiva internacional e global. Este grande mote assenta num programa multifacetado e não hegemónico aplicado a contextos globais, nos quais as sociedades são perspetivadas como subsistemas do mundo global interdependente, tendo em vista a justiça social.

A globalização refere-se a um processo que aproxima economias e sociedades, influenciando os processos políticos e culturais, e pressupõe um pensamento complexo que, segundo Edgar Morin, em vez de sobrepor, articula os saberes e reaproxima a teoria e a prática numa abordagem transdisciplinar. Se por um lado o curso de PgEG afirma-se naturalmente como um projeto de abrangência holística e interdisciplinar (abarcando os diferentes departamentos da UAb), por outro, o formato de EaD, na sua vertente online e enquanto projeto educativo diferenciador da UAb, revela-se adequado à captação de um público de alunos heterogéneo do ponto de vista científico, geográfico e cultural. De destacar, por fim, que o modelo de EaD utilizado se revela particularmente coerente com os fenómenos de globalização que o curso visa abordar.

Sessões de apresentação de livros | 10 de Junho, Feira do Livro

No próximo dia 10 de junho (sábado), às 19 horas, será apresentado o livro Uma Defesa Espanhola da Restauração Portuguesa, de Nicolás Bustillo, com introdução de José Eduardo Franco e Porfírio Pinto. A apresentação estará a cargo de Isabel Drumond Braga e terá lugar no Palco da Praça Amarela (Feira do Livro de Lisboa).
De seguida, às 20h00, no Auditório Poente, José Eduardo Franco apresentará o livro Não Gosto de Escrever, da autoria de Luísa Paolinelli.
Contamos com a vossa presença!

Noite Europeia dos Investigadores 2023 | Candidaturas abertas para investigadores

Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) é, uma vez mais, o coordenador do consórcio da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que decorrerá em Lisboa, Braga, Évora e Coimbra. A NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica dos cidadãos através de plataformas facilitadoras de comunicação ajustadas ao público geral.

O tema do biénio é SCIEVER – CIÊNCIA PARA TODOS – Inclusão e Sustentabilidade (SCIENCE FOR EVERYONE – Inclusion and Sustainability).

Este ano, a NEI decorrerá no dia 29 de setembro, das 17h às 24h, e, em Lisboa, terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Jardim Botânico de Lisboa e Jardim do Príncipe Real.

À semelhança da edição anterior, o programa será misto, com uma versão com atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online.

Os investigadores poderão submeter as suas propostas de atividades até 15 de junho (inclusive) através dos seguintes links:

NEI 2023 – Proposta para Atividade Presencial

NEI2023 – Proposta para Atividade ONLINE

Mais informações: https://noitedosinvestigadores.org

Seminários em Estudos Globais do Trabalho | 14 de junho 2023 (quarta-feira), 18h00 | Maria Augusta Tavares e Maria João Raminhos Duarte

Realiza-se no próximo dia 14 de junho, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário em Estudos Globais do Trabalho, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Maria Augusta Tavares (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Observatório para as Condições de Vida e Trabalho) apresentará a conferência «O trabalho informal no século XXI: A contradição a mover-se na informalidade do trabalho» e Maria João Raminhos Duarte (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Observatório para as Condições de Vida e Trabalho) fará uma exposição sobre «Ditadura e censura no Algarve ou por prisão o infinito…».

A sessão decorrerá exclusivamente a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85783465853

Distopia | II Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo

Considerados nos seus sentidos mais latos, literatura, humanismo e cosmopolitismo correspondem a possibilidades radicais de expressão do ser humano. Não se trata apenas de atividades, técnicas ou ideias em que ou com que o ser humano se vê envolvido quando é lançado na situação concreta em que dá consigo; trata-se de desenvolvimentos complexos, exclusivos e específicos (artísticos, ético-filosóficos, sociais e políticos) que expressam um determinado entendimento das valências, das capacidades máximas e, assim também, da finitude e dos limites humanos. São acontecimentos fundacionais, que colocam o ser humano sob uma tensão permanente de esclarecimento do sentido da sua humanidade.

Anualmente, a Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, sedeada no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, organiza e apresenta um curso livre de verão, que tem por objetivo explorar, numa perspetiva abrangente e multidisciplinar, temas especialmente relevantes do nosso tempo.

Depois de, na primeira edição, o curso de verão ter sido dedicado ao tema Exílio, o II Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, a realizar-se entre os dias 15 de junho e 15 de  julho de 2023, será dedicado ao tema Distopia.

O curso de verão decorrerá exclusivamente online.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail

Conferência de verão de 2023 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo | 09 de junho, 18h

Decorrerá no próximo dia 9 de junho, às 18 horas (hora de Lisboa), a Conferência de Verão de 2023, integrada no Ciclo Permanente de Conferências “Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo”. O orador será Márcio Seligmann-Silva (Universidade Estadual de Campinas) e a conferência terá por título A virada testemunhal e decolonial do saber histórico.
 
A sessão decorrerá exclusivamente online. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email lit.human.cosmo@gmail.com.

Resumo: Apresentarei um pequeno histórico da noção de testemunho e da importância desse conceito para a compreensão da cultura desde o final do século XX. Mostrarei imagens artísticas e fotografias para embasar minha fala, bem como passagens de teóricos que me inspiram.

Bio: Márcio Seligmann-Silva é doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor titular de Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil). É autor de Ler o Livro do Mundo (Iluminuras, 1999; seg. ed. 2020), Adorno (PubliFolha, 2003), O Local da Diferença (Editora 34, 2005; seg. ed. 2018), Para uma crítica da compaixão (Lumme Editor, 2009), A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (Editora Civilização Brasileira, 2009), A virada testemunhal e decolonial do saber histórico (Editora da UNICAMP, 2022), Passagem para o outro como tarefa.Tradução, testemunho e pós-colonialidade (Editora da UFRJ, 2022); organizou os volumes Leituras de Walter Benjamin: (Annablume/FAPESP, 1999; 2ª. edição 2007), História, Memória, Literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes(UNICAMP, 2003) e Palavra e Imagem, Memória e Escritura (Argos, 2006) e coorganizou Catástrofe e Representação (Escuta, 2000), Comparative Literature:Sharing Knowledges for Preserving Cultural Diversity (Eolss Publishers, Oxford ,UK, 2008), Escritas da violência. Vol I. O testemunho (7Letras, 2012) e Escritas da violência. (7Letras, 2012); Imagem e Memória (Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012). Possuí vários ensaios publicados em livros e revistas no Brasil e no exterior. Foi professor visitante em Universidades no Brasil, Argentina, Alemanha, Inglaterra e México. Desde 2019 é vice-presidente da ICLA, International Comparative Literature Association/AILC, Association Internationale de Littérature Comparée.

A conferência decorrerá exclusivamente online.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail
lit.human.cosmo@gmail.com

Feira do Livro de Lisboa | Sessões de autógrafos

No âmbito da realização da Feira do Livro de Lisboa 2023, divulgamos as sessões de autógrafos de autores que são investigadores do CEG-UAb e cujas obras foram publicadas com o apoio científico do nosso Centro:
4 de junho, 18h00
Pavilhão D35 (Poente) – Edições Esgotadas
Cristiana Lucas Silva, “Imaginar o Estrangeiro em Portugal: Ideias, Estereótipos e Mitos”
11 de junho, 18h00
Pavilhão D35 (Poente) – Edições Esgotadas
Pedro Abrantes, “Nós Globais – Investigações em curso sobre questões da globalização”

XX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo

No próximo dia de junho, entre as 18h e as 19h30 (hora de Lisboa) [= 14h00-15h30 de Brasília], realizar-se-á o XX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE).

O evento será transmitido em direto através do seguinte link:

Faça a sua inscrição para receber certificado através do link:

https://forms.gle/wUGTczprJcfxA3Na6

Seminário Internacional de Estudos Globais | 29.05.2023 (segunda-feira), 18h00 | Maria Manuel Baptista

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Maria Manuel Baptista (Presidente da Rede Internacional de Estudos Culturais/Diretora do Centro de Línguas, Cultura e Literaturas da Universidade de Aveiro/ Presidente da IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão) apresentará a conferência «As novas Humanidades perante os desafios da globalização», estando o comentário crítico a cargo de Annabela Rita (Presidente do Instituto Fernando Pessoa/Diretora da Academia Lusófona Luís de Camões/Antiga Diretora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95125849788

Seminário Internacional de Estudos Globais | 25.05.2023 (quinta-feira), 18h00 | Paulo Catarino Lopes

Realiza-se no próximo dia 25 de maio, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Paulo Catarino Lopes (Instituto de Estudos Medievais e CHAM – Centro de Humanidades, Universidade Nova de Lisboa) apresentará a conferência «A viagem medieval e os seus escritos como espelho de uma sociedade, de uma cultura e do diálogo transnacional», estando o comentário crítico a cargo de Mário Farelo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Lab2PT).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94985466175

Seminários à Hora do Almoço | 23.05.2023 (terça-feira), 13h00 | Aldinida Medeiros

No próximo dia 23 de maio, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão Aldinida Medeiros (Universidade Estadual da Paraíba, GIELLus / CICS.NOVA), que apresentará a conferência Entre a escrita bem-comportada e as pautas feministas: reivindicações romanescas de Sarah Beirão, estando a moderação a cargo de Isabel Lousada.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98364161118

Seminário “Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior – Vivendo e Aprendendo @tivamente”

No dia 26 de maio de 2023, realiza-se o Seminário “Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior — Vivendo e Aprendendo @tivamente”, em formato híbrido (presencial e online), uma iniciativa da Universidade Aberta, através da Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida e do Centro de Estudos Globais.
A inscrição para assistir é gratuita, mas obrigatória.
Informações, programa e inscrições: https://sites.uab.pt/seminario-alv-senior-2023/

As profundas alterações que se têm vindo a registar no atual quadro demográfico europeu e nacional, em que a representatividade das pessoas com 65 ou mais anos é de 19,7%, no contexto da União Europeia (UE, 2020) e 23,4% no contexto nacional (INE, 2021), posicionam Portugal como sendo um dos países mais envelhecidos ao nível mundial e colocam às entidades e instituições um conjunto de desafios no reordenamento das suas agendas, em ordem a conferir processos de envelhecimento ativos e saudáveis, comprometidos, positivos e com significado.

A aprendizagem ao longo da vida é hoje concebida como uma componente imprescindível da educação e da formação não formal, tornando-se num importante vetor de transmissibilidade de saberes, gerador de conhecimentos, aptidões e atitudes, sendo, por isso, assumido pela Universidade Aberta, através da sua Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV), como princípio orientador da sua oferta pedagógica, segundo o seu modelo pedagógico de educação a distância.

O Seminário ‘Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior – Vivendo e Aprendendo @tivamente’ procura corresponder ao desiderato das oportunidades da longevidade contemporânea numa perspetiva sistémica, holística e sustentável, pretendendo ainda refletir e debater acerca da aprendizagem ao longo da vida enquanto pilar vital do envelhecimento ativo, partilhar modelos e experiências de programas nacionais e internacionais de aprendizagem ao longo da vida e difundir boas práticas de inclusão e literacia digital.

 

Seminários à Hora do Almoço | 19.05.2023 (sexta-feira), 13h00 | Saulo Gomes Thimoteo

No próximo dia 19 de maio, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço, integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão Saulo Gomes Thimoteo (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Universidade Federal da Fronteira Sul), que apresentará a conferência Do jogo e outras máscaras: A literatura portuguesa do século XX ressignificada em jogos de tabuleiro.

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, na Sala de Videoconferências da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93740807283

 

Divulgação | Jornada de Estudos Europeus | 19 de maio

No dia 19 de maio, das 10h00 às 17h00, realiza-se a Jornada de Estudos Europeus, uma iniciativa das coordenações do Mestrado em Estudos sobre a Europa e da Licenciatura em Estudos Europeus, à qual o CEG-UAb se associa.
O evento terá lugar na Sala de Atos da Universidade Aberta, com transmissão online.

Candidaturas abertas | Doutoramento em Estudos Globais

Está aberto, a partir de hoje e até ao dia 18 de junho, o período de candidaturas ao Doutoramento em Estudos Globais (Universidade Aberta), ao qual o nosso centro de investigação está estreitamente associado. Pedimos, assim, a vossa colaboração na sua divulgação pelos canais à vossa disposição.
Mais informações:

e-Mail: doutoramentoestudosglobais.dcsg@uab.pt

Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” | 17.05.2023 (quarta-feira), 17h30 I Isabel Drumond Braga

Realiza-se no próximo dia 17 de maio, às 17h30 (hora de Lisboa), uma sessão do Ciclo de Seminários “Histórias Globais Portuguesas” (coorganizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal e pelo Centro de Estudos Globais), integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Isabel Drumond Braga (Professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) apresentará a conferência «Entre Espanha, Portugal e Brasil: D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança (1786-1812)».

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11, Lisboa), sendo igualmente transmitida, em direto, nas redes sociais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal: no Youtube (https://www.youtube.com/@sociedadehistoricadaindepe1355/streams) e no Facebook (https://pt-pt.facebook.com/sociedadehistorica/).

Sessão de lançamento do livro “Dicionário Global das Religiões do Brasil” | 15 de maio, Aracaju

No dia 15 de maio, às 15h00, realiza-se a sessão de lançamento do livro Dicionário Global das Religiões do Brasil (orgs. Jonatas Silva Meneses e José Eduardo Franco), com a apresentação da conferência “Religião e religiões nos tempos de globalização”, por José Eduardo Franco (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta).
Local: Cultart, Av. Ivo do Prado, n.º 612, São José, Aracaju (Brasil)

Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo | Patrimónios da humanidade #5 | A Origem da Verdade segundo Nietzsche e Heidegger

 

Resumo: A verdade e os seus opostos (a falsidade, a mentira, a ilusão, a aparência) são algo com que lidamos constantemente. Além disso, o conceito de verdade é desde o começo da história da filosofia um dos seus conceitos mais centrais. No entanto, a despeito desta familiaridade com ele e da sua importância, este é também um conceito muito problemático. Essa problematicidade decorre não só do facto de o conceito de verdade ter sido compreendido de muitas maneiras diferentes ao longo dos tempos, mas também do modo como foi muitas vezes posto em causa – incluindo nos debates mais recentes sobre a possibilidade de vivermos numa era pós-verdade.
O objetivo deste seminário é clarificar o sentido do conceito de verdade e mostrar a sua importância para a nossa vida. Para esse efeito, vamos considerar dois modos de abordar a verdade que a consideram a partir da questão da sua origem. Trata-se, pois, de perceber como é que se constitui qualquer coisa como verdade e como é que a análise da sua constituição permite distinguir entre verdades (ou supostas verdades) mais pobres ou mais ilusórias e verdades num sentido mais pleno do termo. Esta é a abordagem que encontramos tanto em Nietzsche, como em Heidegger, e o seminário vai precisamente concentrar-se em dois textos destes autores em que muito claramente se vê isso.
Primeiro, vamos considerar o modo como Nietzsche descreve a génese da verdade no opúsculo Acerca da Verdade e da Mentira no Sentido Extramoral. Como veremos, Nietzsche descreve as motivações fisiológicas e sociais que levaram a inventar qualquer coisa como a verdade e a estabelecê-la como um elemento central da vida. Para além disso, Nietzsche defende como esta origem fisiológica e social normalmente produz uma versão pobre de verdade e, com base nisso, defende também que a arte é a melhor modo de aproveitar esta invenção do ser humano e ser fiel ao seu sentido.
Num segundo momento, vamos passar para Heidegger e considerar um diferente modo de conceber a origem da verdade. No parágrafo 44 de Ser e Tempo, Heidegger defende que as formas mais imediatas ou óbvias de pensar sobre a verdade (e em especial a verdade como enunciado verdadeiro) são possibilitadas por um sentido mais profundo de verdade: a saber, a verdade como desvelamento. Este sentido de verdade assenta, por seu turno, naquela que é para Heidegger a determinação ontológica fundamental da nossa existência: o cuidado. Desse modo, Heidegger identifica uma origem existencial e ontológica para o cuidado, a partir do qual desenha também a possibilidade de uma verdade autêntica.
Ainda que o estudo destes dois textos esteja longe de esgotar o pensamento destes autores sobre a verdade e a sua origem, ele permitirá não só perceber a importância de considerar a verdade à luz da sua origem, mas também pensar sobre as principais diferenças e sobre a complementaridade das conceções de verdade que encontramos em Nietzsche e Heidegger.

Bio: Hélder Telo é investigador auxiliar no Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura (Universidade da Beira Interior), onde desenvolve um projeto de investigação com o título “Cuidado e Verdade na Ética: Uma Reflexão Heideggeriana em Diálogo com Platão e Foucault”. Doutorou-se em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa (2018), com a tese Unexamined Life on Trial: A Crucial Problem in Plato’s Writings, e realizou parte da sua investigação doutoral na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e no Boston College. Foi bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de Filosofia da Nova (Universidade Nova de Lisboa) entre 2020 e 2022, onde desenvolveu um projeto de investigação sobre a arte de viver e a relação com a verdade em Platão e no pensamento contemporâneo. Lecionou durante vários anos no Centro Luís Krus (Universidade Nova de Lisboa) e integra atualmente a equipa do projeto exploratório “Mapping Philosophy as a Way of Life: An Ancient Model, A Contemporary Approach” (2023-24), sediado na Universidade Nova de Lisboa e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os seus interesses abarcam tanto pensadores antigos (Platão, Aristóteles e estoicos), como pensadores contemporâneos (Nietzsche, Heidegger, Scheler, Hadot e Foucault). Neste quadro, explora questões como o desejo de verdade, o cuidado de si e de outros, a filosofia como modo de vida e as emoções éticas. As suas publicações mais recentes incluem: “The Care of Others in Marcus Aurelius’ Meditations” (Springer, 2021) e “Plato’s Philosophical Mimesis: On the Pedagogical and Protreptic Value of Imperfection” (Scholē, 2022).

O seminário decorrerá exclusivamente online.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail
lit.human.cosmo@gmail.com

Congreesso Internacional de Humanidades UAb | 6-7 de junho de 2023

Em anexo, enviamos informações relativa ao Call For Papers para o I Congresso Internacional de Humanidades UAb – Heranças e Desafios, convidando à vossa participação e pedindo a vossa colaboração na divulgação do mesmo.

O Congresso (organizado pelo Departamento de Humanidades, da Universidade Aberta, e tendo do Centro de Estudos Globais como instituição associada) terá lugar nos dias 6 e 7 de junho de 2023, no Pavilhão do Conhecimento (Lisboa).

envio de propostas para comunicação deverá ser feito até 15 de maio de 2023.

Mais informações em:  congresso.humanidades.uab.pt

 

 

Seminários à Hora do Almoço | 10.05.2023 (quarta-feira), 13h00 | Tarcísio Ekulica (reagendado)

No próximo dia 10 de maio, às 13h00 (hora de Lisboa), realiza-se uma sessão dos Seminários à Hora do Almoço (reagendada), integrada no ciclo de Conferências Globais. Intervirá nesta sessão Tarcísio Ekulica (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta), que apresentará a conferência: A ecolinguística em Angola: Um debate para a preservação de todas as línguas do mundo.

A sessão decorrerá a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91600184555

Seminários em Estudos Globais do Trabalho | 09.05.2023 (terça-feira), 18h00 | Raquel Varela

Realiza-se no próximo dia 9 de maio, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário em Estudos Globais do Trabalho, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Raquel Varela (Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta / Observatório para as Condições de Vida e Trabalho) apresentará a conferência «Sindicalismo e Greves em Portugal hoje».
A sessão decorrerá a distância, através do Zoomhttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/85783465853

XIX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo | 5 de maio (sexta-feira), 18h00

No próximo dia 5 de maio, entre as 18h e as 19h30 (hora de Lisboa) [=14h00-15h30 de Brasília], realizar-se-á o XIX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE).
Um dos maiores desafios no mundo atual é usar a inteligência artificial como uma mais-valia para o desenvolvimento humano. Como fazê-lo de um modo construtivo, positivo e ético?
 
Entrem nesta partilha sobre Empreendedorismo e Inteligência artificial.
Durante o fórum, interpelem os participantes através do chat e do debate do fórum.
 
O evento será transmitido em direto através do seguinte link:
 
Inscrições para receber certificado através do link: