Licenciada em História pela Universidade de Brasília – UnB, em 1981, doutorou-se na Universidade Católica de Lovaina em 1997, com uma tese sobre a Diocese de São Luís do Maranhão, de 1677 a 1720, que abrangia a Amazónia. Membro do Centro de Humanidades – CHAM – Universidade Nova desde 1998, e professora desde o ano seguinte no Instituto Politécnico de Tomar, organizou com Fernando Larcher, através da Sociedade de Geografia e em coorganização com diversas universidades e centro de investigação, vários congressos internacionais e nacionais, entre os quais seis sobre a História de diversas ordens religiosas no Mundo Luso-Hispânco, sob o prisma da História, Arte e Património.
É Directora do Instituto Histórico da Beira Côa, e integrou, de 2011 a 2022, o Conselho de Administração do CREDIC – Centre de Recherches et d’Echanges sur la Diffusion et l’Inculturation du Christianisme, que reúne historiadores das missões católicas e protestantes, tendo coorganizado com o Prof.Doutor Hugues Didier, em 2011, o colóquio anual dessa instituição em Lisboa, na Sociedade de Geografia, de 31 de Agosto a 3 de Setembro de 2011.
Na investigação, dedica-se principalmente a temas da História Eclesiástica, com destaque para a História da Ordem de Cristo e do Padroado entre os séculos XV e a segunda metade do século XVIII. Maria