[:pt]O objetivo do projeto FAVILLE é apoiar o crescente setor do e-learning e contribuir para melhorar sua qualidade. Apesar do número crescente de cursos virtuais, inclusivamente gratuitos, a qualidade constatada destes ambientes é frequentemente baixa. Embora possa haver várias razões para explicar esta baixa qualidade, o recurso a facilitadores virtuais de aprendizagem são identificados como uma das chaves para a melhoria.
O termo “facilitador de aprendizagem virtual” é relativamente novo e é frequentemente usado de forma intercambiável com termos como e-tutor, tutor on-line, instrutor on-line, facilitador virtual, etc. Vemos um facilitador de aprendizagem virtual como uma pessoa que faculta a aprendizagem, motiva e apoia os alunos, promove a comunicação e colaboração, e cria oportunidades para o trabalho em equipa. Através de várias técnicas motivacionais, um facilitador potencia o envolvimento dos alunos em atividades educativas.
Os conhecimentos, capacidades e competências exigidas pelo trabalho do facilitador são diversos e complexos, mas infelizmente frequentemente negligenciados ou subestimados. A consequência é a carência de facilitadores virtuais de aprendizagem de qualidade, que possam motivar e envolver os alunos em diferentes tipos de atividades, criar e gerenciar dinâmicas de grupo, desenvolver oportunidades de colaboração, identificar oportunidades de aprendizagem e criar soluções apropriadas para apoiar os estudantes nos seus esforços.
Resultados esperados:
– Um programa modular de e-learning para facilitadores virtuais de aprendizagem.
– Uma aplicação digital móvel que, além de descrever métodos de facilitação individuais e exemplos de uso, também oferece uma função prática para selecionar métodos apropriados de acordo com diversos parâmetros (por exemplo, perfil, disciplina, número de alunos no grupo de aprendizagem, tipo de problema, etc.).
– Uma estrutura de validação de competências para obter qualificações profissionais para os facilitadores que adquiriram os seus conhecimentos e competências fora do processo formal de aprendizagem, incluindo em processos de aprendizagem não formal e informal
Entidades parceiras:
ASTRA – Association for innovation and development, Coordenação, Eslováquia
IDEC – Aintek Symvouloi Epicheiriseon Efarmoges Ypsilis Technologias Ekpaidefsi Anonymi Etaireia; Grécia
HT srl; Itália
HOU – Hellenic Open University; Grécia
DIE – Deutsches Institut fuer Erwachsenenbildung eV Leibniz-Zentrum für Lebenslanges Lernen; Alemanha
ENTRE – ENTRE, s.r.o., Eslováquia
UAB – Universidade Aberta; Portugal
Equipa UAb
Prof. Leonel Morgado
Prof.a Lina Morgado
Prof.a Ana Paula Afonso
Prof. António Moreira
Dr. Filipe Penicheiro
[:en]The aim of FAVILLE project is to support the ever-growing sector of e-learning and virtual learning and to contribute to improving its quality. Despite the growing number of virtual courses – even free – the expected and desired quality is often low. Although there may be several reasons for that, virtual learning facilitators are one of the keys to improvement.
The term virtual learning facilitator is relatively new and is often used interchangeably with terms such as e-tutor, online tutor, online instructor, virtual facilitator, etc… In fact, we see a virtual learning facilitator as a person who facilitates learning, engages, motivates and supports students, their communication and collaboration, and creates opportunities for teamwork. Through various motivational techniques, he/she supports the involvement of students in educational activities.
The knowledge, skills and competences required by the facilitator’s work are diverse and complex, which is unfortunately often overlooked or underestimated. The consequence is a lack of quality virtual learning facilitators – who can motivate and engage students in different types of activities, create and manage group dynamics, develop collaboration opportunities, identify obstacles to learning, design appropriate solutions to support students in their efforts.
PROJECT OUTPUTS:
– Modular e-learning program for virtual learning facilitators.
– A digital application that, in addition to describing individual facilitation methods and examples of their use, also offers an easy-to-use function to select appropriate methods according to the parameters (eg profile, course subject, number of students in the learning group, type of problem, etc.).
– A framework for validating skills and competences for obtaining professional qualifications for those facilitators who have acquired their skills, knowledge and competences outside the formal learning process in non-formal and informal learning.
PARTNERS:
ASTRA – Association for innovation and development, coordinator, Slovakia
IDEC – Aintek Symvouloi Epicheiriseon Efarmoges Ypsilis Technologias Ekpaidefsi Anonymi Etaireia; Greece
HT srl; Italy
HOU – Hellenic Open University; Greece
DIE – Deutsches Institut fuer Erwachsenenbildung eV Leibniz-Zentrum für Lebenslanges Lernen; Germany
ENTRE – ENTRE, s.r.o., Slovakia
UAB – Universidade Aberta; Portugal
UAb Team
Prof. Leonel Morgado
Prof.a Lina Morgado
Prof.a Ana Paula Afonso
Prof. António Moreira
Dr. Filipe Penicheiro[:]