Projeto S4P REC-SEL
O projeto S4P REC-SEL – RECOLHA SELETIVA DE RESÍDUOS EM PORTUGAL: CARACTERIZAÇÃO DE INICIATIVAS E PROPOSTA DE NORMAS E INCENTIVOS foi desenvolvido pela Universidade Aberta no âmbito do concurso Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o PLANAPP – Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. (FCT), sendo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) (C19-i07.04).
O principal objetivo do projeto foi realizar um estudo comparativo das principais iniciativas de recolha seletiva existentes em Portugal, com foco na recolha de biorresíduos e nos sistemas tarifários do tipo PAYT (Pay-As-You-Throw).
Com uma duração de 12 meses (de 27 de agosto de 2024 a 27 de agosto de 2025), o projeto desenvolveu-se em torno de 7 tarefas principais, 29 atividades e 13 entregáveis, culminando na elaboração de um policy brief que sintetiza os principais resultados e apresenta recomendações para o reforço da coerência e eficácia das políticas públicas de gestão de biorresíduos em Portugal.
O Projeto S4P REC-SEL foi desenvolvido pela Universidade Aberta no âmbito do concurso Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, uma iniciativa do PLANAPP-Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. (FCT), financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) (C19-i07.04).
Disponibilizado sob a licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional


