Tarefas

Durante esta tarefa foi feito o levantamento das iniciativas de recolha seletiva de biorresíduos alimentares e de cozinha em curso nos 308 municípios portugueses através de um inquérito aos municípios e …

O objetivo da tarefa 2 foi o levantamento dos instrumentos normativos (e.g., lei, decreto-lei, portaria, despacho, parecer, resolução, normas, regulamentos etc.) relevantes no âmbito da recolha seletiva em Portugal e recolher as visões de diferentes atores no setor dos resíduos sobre estes instrumentos, nomeadamente como encaram a aplicação das regras atuais, como olham para as mudanças que se impõem por força da própria legislação europeia e nacional, estado de atualização da legislação e as dificuldades sentidas. 

O objetivo da Tarefa 3 foi investigar e analisar as práticas de recolha seletiva de biorresíduos adotadas por outros países ou regiões da Europa, observando as quantidades capturadas e a qualidade dos materiais separados, na perspectiva de identificar… 

O objetivo da Tarefa 4 foi armazenar os dados recolhidos de uma forma lógica num armazém de dados (“data warehouse”) e disponibilização desta informação de forma aberta.

O objetivo da Tarefa 5 foi analisar os dados do armazém de dados, através de técnicas estatísticas para entender os fatores que influenciam o desempenho das diferentes iniciativas de recolha seletiva de biorresíduos.

O objetivo da Tarefa 6 foi estabelecer a Comunidade de Práticas (CdP) “Resíduos em baixa” que reunisse atores-chave da recolha seletiva de diferentes setores de atividade em torno do objetivo comum de definir normas e incentivos que promovam a implementação efetiva em Portugal das melhores práticas de recolha seletiva de biorresíduos.

O objetivo da Tarefa 7 foi visualizar proativamente um futuro com recolha seletiva de biorresíduos combinada com um tarifário PAYT e propor normas e incentivos que permitam concretizar essa visão em Portugal, através da realização de uma “oficina do futuro” (“future workshop”) baseada nos resultados do projeto S4P REC-SEL e nas opiniões de atores chave do setor.

O Projeto S4P REC-SEL desenvolveu-se ao longo de 7 tarefas e 29 actividades, tendo produzido 18 entregáveis distintos. O relatório final apresenta o progresso e resultados obtidos.