Tarefa 6. Estabelecimento da Comunidade de Práticas (CdP) “Plataforma S4P para a recolha seletiva em Portugal”
O objetivo da Tarefa 6. Estabelecimento da Comunidade de Práticas (CdP) – Plataforma S4P para a recolha seletiva em Portugal foi estabelecer uma Comunidade de Práticas (CdP) denominada “Plataforma S4P da recolha seletiva em Portugal” que reuniu atores-chave da recolha seletiva de diferentes setores de atividade em torno do objetivo comum de definir normas e incentivos que promovam a implementação efetiva em Portugal das melhores práticas de recolha seletiva de biorresíduos.
A comunidade partilhou informação, discutiu os resultados que foram sendo obtidos durante o projeto e que foram apresentados e refletiu sobre como as iniciativas portuguesas de sucesso e as melhores práticas internacionais podem ser replicadas e adaptadas tendo em conta os diferentes contextos no território nacional.
A CdP foi implementada digitalmente na plataforma WhatsApp, pela sua facilidade de uso e pelo número de utilizadores expansivo, essenciais ao seu funcionamento. Dado a duração e o financiamento do projeto não foi exequível o estabelecimento de uma CdP completa, pelo que a CdP funcionou em modo “piloto” com um número de membros limitado a lista de contactos aos municípios e atores relevantes.
A tarefa permitiu, contudo, testar a utilização deste tipo de abordagem em contexto nacional e criar uma base de experiência que, para além de co-construir conhecimento no projeto, permitiu criar uma visão de implementação de uma CdP em maior escala que possa ser relevante na produção de ciência para políticas públicas no futuro.
