“Oficinas do Futuro” debateram desafios e estratégias para a recolha seletiva de resíduos

No dia 28 de julho de 2025, a Universidade Aberta (UAb), em parceria com o Centro de Estudos Globais (CEG) e o Projeto S4P REC-SEL, promoveu a iniciativa “Oficinas do Futuro”, um encontro dedicado ao diálogo interprofissional e à construção de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da gestão de resíduos, com especial destaque na recolha seletiva e nos biorresíduos.
A iniciativa, integrada nas atividades do projeto S4P REC-SEL (Recolha seletiva de resíduos em Portugal: caracterização de iniciativas e proposta de normas e incentivos), reuniu técnicos municipais, setor empresarial, organizações não governamentais para o ambiente, a sociedade civil e a academia. Por convite especial, participaram também estudantes da licenciatura em Ciências do Ambiente e do doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Promoveu-se uma reflexão prática e colaborativa sobre estratégias sustentáveis e desafios operacionais ligados aos sistemas de recolha de resíduos e organização do setor.
A moderação esteve a cargo da socióloga Susana Valente, investigadora especializada em dinâmicas colaborativas. A coordenação e dinamização do workshop teve a responsabilidade de Célia Ferreira (coordenadora do projeto S4P-REC-SEL, docente e diretora da Delegação Regional da UAb em Coimbra).
Como resultado do encontro, foi elaborado um relatório de síntese, que reúne as principais conclusões e propostas emergentes das oficinas. A versão preliminar deste documento está disponível para ser consultada.
28-09-2025
