Maria João Quintela
Maria João Quintela, médica com o grau de consultora em Medicina Geral e Familiar. Possui formação superior em Gerontologia pela Universidade de Ciências Sociais e Políticas de Grenoble. Pós-graduada em Gestão dos Serviços de Saúde pelo INDEG / ISCTE; Pós-Graduada em Gestão das Organizações Sociais pela Escola de Direção e Negócios AESE. Detém competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos.
Responsável pelo lançamento e desenvolvimento na Direcção-Geral da Saúde do conceito de Envelhecimento Ativo, e do Projeto das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde, e também pela coordenação de diversos grupos de trabalho e lançamento de Programas e projetos nacionais dirigidos à população idosa: Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII e o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. Colaborou em diversas publicações na área do envelhecimento, de que são exemplo: “Manual de Envelhecimento Activo”, ” Sentimentos de uma Vida” e “Gestão de Organizações e Empreendedorismo na Economia Social”.
Atualmente é Consultora da Direcção-Geral da Saúde, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. É ainda vogal da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV; vogal da Direção da União Distrital Lisboa das Instituições Particulares de Solidariedade Social – UDIPSS, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação das Instituições de Terceira Idade – FITI e vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social – CNIS.