Manual de apoio à aprendizagem flexível durante a interrupção do ensino regular

Ecrão de computador ligado a livros e tablet

 

A 15 de março de 2020, com a interrupção das atividades letivas presenciais devido à COVID-19, foi publicado o Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak, uma iniciativa do  Learning Institute da Beijing Normal University e do International Research and Training Centre for Rural Education, da Unesco.

O manual, traduzido agora para a língua portuguesa, cuja versão aqui se divulga, relata a experiência de manutenção da aprendizagem na China, organizada pelo Ministério da Educação Chinês, garantindo assim o ensino a mais de 270 milhões de estudantes a partir de suas casas, durante o confinamento decorrente do surto da COVID-19.

 

 

A tradução portuguesa, efetuada por um grupo de 15 voluntários ligados ao ensino e investigação (entre os quais se encontra a investigadora do Le@d, da Universidade Aberta, Ana Paula Afonso), foi coordenada por Etelberto Costa (Lifelong Learning Platform) e pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar. Foi disseminado, em primeira mão, pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e pela APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

 

Pese embora as diferenças culturais e organizacionais que podem ser encontradas no sistema de ensino chinês, e nos perfis de estudantes e professores, por comparação com os ocidentais, bem como nas ferramentas tecnológicas disponíveis, as breves considerações teóricas e relatos de experiências apresentados são uma referência a ter em conta na transição para contextos de aprendizagem digital.

 

As estratégias apresentadas no manual organizam-se em seis dimensões, nomeadamente: (a) infraestrutura; (b) ferramentas de aprendizagem; (c) recursos de aprendizagem; (d) métodos de ensino e de aprendizagem; (e) serviços para professores e alunos; (f) cooperação entre empresas, governos e escolas.

 

Capa do manual de apoio à aprendizagem flexível

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique na imagem para descarregar o manual.

 


Huang, R.H., Liu, D.J., Tlili, A., Yang, J.F., Wang, H.H., et al. (2020). Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular: A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University.