Na sua mensagem de boas-vindas aos novos estudantes da Universidade Aberta, em setembro de 2017, o então Reitor desta instituição, Professor Paulo Dias, explicita o que é aprender em Ambientes Virtuais e nas redes virtuais. Apresenta o módulo de Ambientação, que é oferecido pela Universidade Aberta antes do início de cada curso e visa familiarizar os estudantes com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e suas ferramentas de trabalho.
Transcrição do Vídeo:
Professor Paulo Dias: – Aprender em Ambiente Virtual é um grande desafio! E este é um grande desafio que se põe a todos os alunos que vão iniciar o ano letivo a partir deste momento.
Para iniciarmos as atividades temos um módulo de Ambientação. É um módulo que pretende tornar mais familiar, tornar mais próximo todo este Ambiente Virtual com o qual terão de lidar até ao final dos vossos estudos na Universidade Aberta.
Aprender em Ambiente Virtual é, sobretudo, construir redes: redes de aprendizagem, redes de solidariedade, redes de compromisso, redes de aproximação. Isto é aprender em Ambiente Virtual e é assim que vai acontecer até ao fim dos vossos estudos na Universidade Aberta.
Vão aprender a trabalhar colaborativamente, que é fundamental para construirmos as aprendizagens. A aprendizagem é um processo social e é um processo cognitivo, mas a dimensão social é cada vez mais forte e é isso que trabalhamos nas redes virtuais, nos Ambientes Virtuais. E este módulo de Ambientação tem essa função: tornar-vos próximos, também, do que é um Ambiente Virtual.
Dias, Paulo – Aprender em ambiente virtual [Em linha] – Lisboa: Universidade Aberta, 2017. 1 prog. vídeo (01 min., 17 seg.)