Barragem “Kinder Reservoir”

Barragem "Kinder Reservoir"

A localização e ordenamento do território das barragens são sempre processos complexos. O enquadramento paisagístico das suas insfraestruturas, nomeadamente, do paredão de betão de retenção de águas das barragens, comporta laboriosos desafios, nem sempre fáceis de ultrapassar. Neste vídeo, a Professora Sandra Caeiro apresenta a barragem “Kinder Reservoir”, onde as questões de enquadramento paisagístico foram completamente acauteladas.

 

 

Transcrição do vídeo:

A localização e ordenamento do território das barragens são sempre processos complexos, associados às suas insfraestruturas, nomedamente o paredão de betão de retenção da água, existente na maioria das barragens em Portugal, que representa um impacto negativo visual significativo na paisagem, acrescido pelo facto de muitas vezes se localizar em áreas de elevado património natural.

A Barragem “Kinder Reservoir”, no rio Kinder, na região de Derbyshire, em  Inglaterra, é um bom exemplo, onde houve um adequado enquadramento paisagístico na localização da barragem.

Esta barragem, construída em 1911, é uma barragem de terra com taludes suaves, construída com o objetivo da retenção de água para o abastecimento local (área: 44.180.000 m²; capacidade: 2.340.000 m³).

A sua construção na fase inicial foi complexa devido a diversas complicações geológicas, tendo sido considerada na altura da construção como sendo a maior barragem de terra do mundo. Atualmente a barragem está perfeitamente enquadrada numa zona natural protegida, o Parque Nacional de Peak District, fazendo parte dos roteiros turísticos mais importantes da região.


Caeiro, Sandra – Barragem “Kinder Reservoir” [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta. ACM, 2013. 1 prog. vídeo (01 min., 47 seg.).