Dirigido pelo Maestro Dionísio Vila Maior, Professor da Universidade Aberta, o CORO MOZART é um dos melhores coros juvenis do mundo, tendo já atuado, entre outros, no prestigiado Carnegie Hall em Nova Iorque. Na situação tão delicada por que a Humanidade está a passar, o Professor e Maestro recorreu a um conjunto de ferramentas tecnológicas e metodologias de ensino a distância para realizar o último trabalho do Coro Mozart que, com elevado sentido didático e pedagógico, revela os valores humanos mais essenciais. Veja os pressupostos desta atividade e o vídeo resultante da mesma (já disseminado um pouco por todo o mundo).
Uma abordagem musical online
Na situação tão delicada por que a Humanidade está a passar, por que não:
- Aproveitar o que a Tecnologia coloca nas nossas mãos para que consigamos, a distância, e online, realizar atividades que revelem os valores humanos mais essenciais?
- Promover, a distância, e online, atividades pedagógicas?
- Aproveitar a mais-valia de ferramentas digitais de comunicação e cooperação síncrona e assíncrona, com tantas potencialidades pedagógicas — Zoom, Skype, Google Duo, Google Hangouts, WhatsApp, Messenger, Viber, GoToMeeting, Microsoft Teams, JustTalk, Slack, Join.me, Imo, Tango, Zooroom, Bonjoro, etc. — que potenciam positivamente o team meeting e o trabalho em conjunto a distância, e online?
- Beneficiar, no campo específico do trabalho musical, de um manancial de aplicações gratuitas — Forte Reader (IOS, Android e possível também de ser instalada no computador) e outras — que possibilitam aos alunos trabalhar midis em casa, individualmente?
- Valermo-nos, no contexto do ensino e do trabalho a distância, das competências tecnológicas hoje tão alargadas dos nossos jovens para realizar tarefas a atividades que, se calhar, até, de outro modo, não teriam tanto impacto emocional?
- Realizar, a distância, e online, atividades com um sentido didático e pedagógico como o último trabalho realizado pelo Coro Mozart, e com a participação de muitos jovens coralistas, empenhados em transmitir uma mensagem inequívoca à Humanidade, trabalho esse que (já correndo um pouco por todo o mundo) dispensa mais palavras?
Por Dionísio Vila Maior (Universidade Aberta, Portugal)
Maestro: Prof. Doutor Dionísio Vila Maior (Universidade Aberta, Portugal)
Edição de imagem e som de dois Coralistas: Guilherme Vila Maior (Estudante universitário) e Pedro Almeida (jovem médico).
FONTES:
- BOWMAN, Judith (2014). Online Learning in Music. Foundations, Frameworks, and Practice. Oxford: Oxford University Press.
- FORTE NOTATION : https://www.fortenotation.com/
- SOLVEIG WHITTLE [Portal Web]: