Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso dos fóruns online em educação a distância

Balões de fala ligados por linhas a representar interações

 

Como podem os fóruns online ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? As Professoras Daniela Barros (Universidade Aberta – Portugal), Vanessa dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia – Brasil) e Cristina Romero (Universidad Nacional de Educación a Distancia – Espanha) refletem sobre esta problemática, apresentando algumas estratégias para o trabalho colaborativo em fóruns.

O presente estudo analisou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns online de discussão em duas disciplinas oferecidas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha e sistematizou distintas abordagens estratégicas utilizadas como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.

 

Aceda a “Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância”


Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez – Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. “Revista Diálogo Educacional” [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 221-245