Pedagogia do elearning

Professor Paulo DiasA adoção de práticas de ensino-aprendizagem a distância tem vindo a ser acolhida, de forma generalizada, como um meio para ultrapassar as limitações da presença.

A grande maioria dos professores de todos os níveis de ensino tem uma imagem muito ténue do que é a prática pedagógica no ensino a distância. De um modo geral, assumem que a reprodução do presencial através dos meios tecnológicos de mediação é a resposta.

Contudo, a pedagogia do elearning está focada na valorização da proximidade digital como meio para a construção das aprendizagens em modo colaborativo nos contextos e ambientes virtuais.

O blogue #SempreLig@dos tem como objetivo partilhar e desenvolver o pensamento sobre a educação a distância, em particular, como processo de colaboração em rede, enquanto meio para a construção da proximidade social e cognitiva nas comunidades de ensino-aprendizagem, de forma a responder ao conjunto de questões que os estudantes, professores de todos os níveis de ensino e famílias vivenciam neste momento de súbita mudança das práticas, quer a nível dos processos de ensino, quer ao nível do planeamento e dinamização dos momentos de aprendizagem em rede.

Este é um momento em que devemos estar todos juntos.

Paulo Maria Bastos da Silva Dias