Em tempos de COVID-19, a temática das migrações forçadas e refugiados ganha ainda maior relevância, pelo que vale a pena refletirmos sobre ela. Atualmente, estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os quais mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa – situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O vídeo “Migrações e Refugiados no Mundo atual”, da autoria do professor Lúcio de Sousa, aborda o conceito de migrações forçadas, define o conceito de refugiado e refere-se à situação atual das migrações forçadas no mundo.
Este vídeo integra o curso aberto massivo (MOOC) “Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais”, oferecido pela Universidade Aberta no âmbito da iniciativa AULAbERTA.
Transcrição do Vídeo:
Professor Doutor Lúcio Sousa: – Olá, bem-vindos ao curso Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais e, em particular, ao Tema 1 | Migrações Forçadas e Refugiados no Mundo Atual.
Este primeiro tema tem um caráter eminentemente introdutório e vamos analisar dois conceitos essenciais: o que são migrações forçadas e o que é ser refugiado.
Estes conceitos são objeto de muito debate, sendo variadas as perspetivas, quer do âmbito do senso comum, quer das Ciências Sociais. Todavia, a definição de quem é quem é crucial no domínio normativo pois delimita quem tem ou não tem direito a ser reconhecido formalmente como “refugiado” e isso tem implicações graves na vida das “pessoas refugiadas”.
Para compreendermos melhor do que estamos a falar faremos, de seguida, uma breve análise quer da dispersão geográfica dos refugiados no mundo atual, quer, também, da sua dimensão histórica recente.
De facto, as migrações forçadas são um tema que adquiriu uma visibilidade maior após a denominada crise “humanitária” de 2015. Todavia, as migrações forçadas e os refugiados têm uma história muito mais antiga e 2015 nem foi o ano com maior número de migrantes forçados e refugiados no mundo…
Numa perspetiva antropológica, na qual me circunscrevo, o “refugiado” é um exemplo paradigmático do confronto com a Alteridade, o Outro, o Estranho, que instiga as nossas convicções; que desafia as noções de diferença e fronteira com que vemos etnocentricamente o nosso mundo; que nos provoca a meditar sobre o que é ser humano; estar em relação e ser comunidade, internacional, nacional ou local, numa sociedade global como aquela em que vivemos.
Este é o desafio que lançamos neste primeiro tema: conhecer e refletir sobre a nossa perceção e posição perante os migrantes forçados e os refugiados no mundo atual.
Explore o MOOC Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais (sem acompanhamento tutorial neste momento).