Conferência de Encerramento | Exposição “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)”

A Exposição “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)”, patente na Biblioteca Nacional de Portugal desde o dia 4 de novembro de 2022, irá terminar no próximo dia 5 de abril de 2023, na data precisa que assinala o centenário da morte de Lord Carnarvon, o aristocrata inglês financiador da descoberta e escavação do túmulo de Tutankhamon.

Para marcar a data e o encerramento da Exposição, os egiptólogos responsáveis pelo projeto de investigação subjacente à Exposição e comissários da mesma, Prof. Doutor José das Candeias Sales e Doutora Susana Mota, investigadores do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, proferirão a conferência “ A ‘maldição da múmia’. Relatos na imprensa portuguesa sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon”.

A conferência terá lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, às 17.45. A entrada é livre.

Seminário Internacional de Estudos Globais | 30.03.2023 (quinta-feira) | Jailson Brito Querido

Realiza-se no próximo dia 30 de março, às 18h00 (hora de Lisboa), uma sessão do Seminário Internacional de Estudos Globais, integrada no ciclo “Conferências Globais”. Nesta sessão, Jailson Brito Querido (University of Michigan Medical School; Life Sciences Institute) apresentará a conferência «Investigação científica como fator de globalização», estando o comentário crítico a cargo de Carlos Fiolhais (Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra).

A sessão decorrerá em formato misto: presencial, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), e a distância, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96514746206.

Comemoração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos | Amanhã, 9 de Dezembro, Centro Cultural de Cascais

Relembramos que, para assinalar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vai realizar-se amanhã9 de dezembro, às 18h30, uma Sessão Comemorativa, aberta ao público, no Grande Auditório do Centro Cultural de Cascais.

Organizado pela Associação Humana Fraternitas e pela Fundação D. Luís I, em parceria com o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, esperamos que este evento venha a ter um significativo apoio e uma adesão bem expressiva, considerando a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência civilizacional, especialmente no contexto da terrível crise geopolítica e ambiental que a Europa e o Mundo estão a viver.

Divulgamos o programa.