Conferencistas Plenários


  • Javier Muñoz-Basols
    Afiliação:
    Executive Director, Instituto Cervantes Los Angeles, and Honorary Research Fellow at the University of Seville and the University of Oxford

    Javier Muñoz-Basols é Beatriz Galindo Distinguished Senior Researcher na Universidade de Sevilha (Espanha), no âmbito de um programa competitivo de captação internacional de talento financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades espanhol. É também Investigador Honorário na Universidade de Oxford (Reino Unido), onde trabalhou durante 15 anos como LecturerSenior Lecturer em Espanhol e Coordenador de Espanhol.

    A sua investigação centra-se nas relações entre contacto linguístico e multilinguismo; na integração da tecnologia — incluindo a Inteligência Artificial (IA) — no ensino de línguas, e no impacto dos contextos institucionais no ensino de línguas. O seu trabalho tem sido destacado em órgãos de comunicação social espanhóis e internacionais de referência, como El PaísFrance 24Radio France InternationaleLa Vanguardia e RNE Radio Exterior. Tem ainda proferido conferências plenárias em encontros e congressos internacionais na Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Marrocos, Países Baixos, Peru, Portugal, Espanha, Tunísia e Reino Unido.

    Javier Muñoz-Basols é autor de um vasto número de publicações que inclui 18 livros e volumes editados por prestigiadas editoras internacionais. Publicou em revistas académicas de elevado impacto, entre as quais Applied LinguisticsInternational Journal of Multilingualism e Computer Assisted Language Learning. O seu mais recente livro, Technology-Mediated Language Teaching: From Social Justice to Artificial Intelligence (AI) (Multilingual Matters, 2025), explora estratégias inovadoras de investigação e ensino para a integração da tecnologia no ensino de línguas. É também cofundador e Editor-Chefe da revista Journal of Spanish Language Teaching (Routledge).

    As suas contribuições institucionais incluem o exercício das funções de Presidente da Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (Associação para o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira) (ASELE), membro do Patronato do Instituto Cervantes e membro correspondente da Academia Norteamericana de la Lengua Española (Academia Norte-Americana da Língua Espanhola) (ANLE).

  • Leonel Morgado
    Afiliação:
    Universidade Aberta

    Leonel Morgado é Professor Catedrático da Universidade Aberta (UAb). Leciona métodos de investigação, ambientes imersivos e programação. Investigador Sénior do INESC TEC, Laboratório Associado, e coordenador do Núcleo do INESC TEC na UAb. Integra a Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA). É Adido para Normas da Comissão Técnica para Ambientes de Aprendizagem Imersivos da IEEE Education Society. Membro da Comissão Diretiva e do Círculo de Académicos da Immersive Learning Research Network. Faz investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre ambientes imersivos desde 2000, no apoio ao ensino e à aprendizagem. É autor de mais de 200 publicações científicas. Antes da carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do Microsoft Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    CV Google Scholar
    CV Ciência Vitae

Convidados Mesa-redonda


  • Ursula Stickler
    Afiliação:
    Open University

    Ursula Stickler is Professor of Online Language Teaching at the Open University, UK, a distance teaching institution. Her research deals with technology enhanced language learning, teacher training, and qualitative research design. Across Europe and beyond she has worked with language teachers on integrating technology into their language teaching practice. She is co-editor of the Castledown book series “Developing online language pedagogies” and the “Bloomsbury Handbook of Language Learning and Technology”; and has co-edited numerous special issues and book projects.

  • Joseph Hopkins
    Afiliação:
    Universitat Oberta de Catalunya

    Recently retired, but still active, Joseph Hopkins is a language teacher/teacher trainer and is the former Director of the Centre for Modern Languages at the Universitat Oberta de Catalunya, a totally online institution. He is also a team member of the project ICT-REV, an teacher development initiative financed by the European Centre for Modern Languages (ECML) and the European Commission. His research interests are technology-enhanced language teaching and learning, language teaching management, and ICT training for language teachers.

  • Pilar Rodríguez-Arancón
    Afiliação:
    UNED

    Pilar Rodríguez-Arancón works at the Department of Foreign Philologies and their Linguistics, National Distance Education University (UNED). Her research interests focus on Intercultural Communication and the didactic use of Audiovisual Translation. Her current projects is Green GECKO, which aims to improve Asian engineers’ green skills through online learning modules. She is a member of the TRADIT Research Group which specializes in three main research areas: audiovisual translation, media accessibility, and language learning. Pilar has managed UNED’s Language Centre for the past six years.

  • Antonio Chenoll
    Afiliação:
    Universidade Aberta

    Antonio Chenoll is a researcher and lecturer specialising in the teaching of foreign languages, digital educational technologies and online learning. He is currently an integrated member of the LE@D (Distance Learning & eLearning Laboratory) at Universidade Aberta (Portugal), where, in addition to teaching, he coordinates the EL@N group within the same laboratory. His research focuses on foreign-language acquisition as a cognitive process through online and multimedia texts, as well as on the production, perception and acquisition of spoken language. He also investigates the use of web technologies, gamification and digital learning in the language-classroom.