Conferencistas Plenários


  • Javier Muñoz-Basols
    Afiliação:
    Universidad de Sevilla – University of Oxford

    Javier Muñoz-Basols é Beatriz Galindo Distinguished Senior Researcher na Universidade de Sevilha (Espanha), no âmbito de um programa competitivo de captação internacional de talento financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades espanhol. É também Investigador Honorário na Universidade de Oxford (Reino Unido), onde trabalhou durante 15 anos como LecturerSenior Lecturer em Espanhol e Coordenador de Espanhol.

    A sua investigação centra-se nas relações entre contacto linguístico e multilinguismo; na integração da tecnologia — incluindo a Inteligência Artificial (IA) — no ensino de línguas, e no impacto dos contextos institucionais no ensino de línguas. O seu trabalho tem sido destacado em órgãos de comunicação social espanhóis e internacionais de referência, como El PaísFrance 24Radio France InternationaleLa Vanguardia e RNE Radio Exterior. Tem ainda proferido conferências plenárias em encontros e congressos internacionais na Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Marrocos, Países Baixos, Peru, Portugal, Espanha, Tunísia e Reino Unido.

    Javier Muñoz-Basols é autor de um vasto número de publicações que inclui 18 livros e volumes editados por prestigiadas editoras internacionais. Publicou em revistas académicas de elevado impacto, entre as quais Applied LinguisticsInternational Journal of Multilingualism e Computer Assisted Language Learning. O seu mais recente livro, Technology-Mediated Language Teaching: From Social Justice to Artificial Intelligence (AI) (Multilingual Matters, 2025), explora estratégias inovadoras de investigação e ensino para a integração da tecnologia no ensino de línguas. É também cofundador e Editor-Chefe da revista Journal of Spanish Language Teaching (Routledge).

    As suas contribuições institucionais incluem o exercício das funções de Presidente da Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (Associação para o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira) (ASELE), membro do Patronato do Instituto Cervantes e membro correspondente da Academia Norteamericana de la Lengua Española (Academia Norte-Americana da Língua Espanhola) (ANLE).

  • Leonel Morgado
    Afiliação:
    Universidade Aberta

    Leonel Morgado é Professor Catedrático da Universidade Aberta (UAb). Leciona métodos de investigação, ambientes imersivos e programação. Investigador Sénior do INESC TEC, Laboratório Associado, e coordenador do Núcleo do INESC TEC na UAb. Integra a Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA). É Adido para Normas da Comissão Técnica para Ambientes de Aprendizagem Imersivos da IEEE Education Society. Membro da Comissão Diretiva e do Círculo de Académicos da Immersive Learning Research Network. Faz investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre ambientes imersivos desde 2000, no apoio ao ensino e à aprendizagem. É autor de mais de 200 publicações científicas. Antes da carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do Microsoft Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    CV Google Scholar
    CV Ciência Vitae