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Neste projeto visamos analisar o impacto pedagógico resultante da integração de interfaces antropomórficas com características emocionais, também denominadas Agentes Virtuais Encapsulados (ECA) ou “avatars”, em ambientes de aprendizagem online (OL) baseados em sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) em contexto do ensino universitário online. A principal ideia subjacente é estudar e entender como os ECAs podem ser modelados/adaptados e utilizados como Tutores Virtuais em LMS, estando disponíveis individualmente a cada estudante para apoio e acompanhamento online.
O Tutor Virtual é uma analogia do tutor humano, que de forma autónoma interpreta cada situação de ensino-aprendizagem particular e face ao domínio de conhecimento em causa e tendo em conta o perfil do aluno, estará capaz de intervir junto deste de
acordo com um determinado plano de tutoria que abarca um conjunto de instruções recebidas do professor/tutor humano. Não existe ainda um consenso generalizado sobre quais as propriedades que um avatar deve ter em termos de aparência,
comportamento, estado emocional, expressão não-verbal e função para que possa adequadamente dar resposta às necessidades dos estudantes envolvidos num ambiente de aprendizagem online. No contexto deste projeto, uma interface antropomórfica interativa e adaptável será implementada e modelada como Tutor Virtual para permitir a interação natural do tipo humanocomputador. Este será avaliado como artefacto mediador da aprendizagem online tendo em conta a eficiência e o impacto pedagógico resultantes da sua integração, assim como serão estudados os fatores que permitem uma experiência satisfatória da parte do utilizador (estudante) quando recorre ao Tutor virtual em cenários de ensino-aprendizagem online de nível universitário.
Este projeto prevê a montagem de três cenários de experimentação da tutoria virtual, um em cada uma das seguintes áreas de saber: ciências naturais; ciências computacionais; e ciências sociais. Nestes cenários de ensino-aprendizagem os estudantes estarão integrados em turmas virtuais em cursos online de 1º e 2º ciclo do ensino superior, onde cada um terá à sua disposição uma instância particular do Tutor Virtual que o acompanhará ao longo do semestre. Visamos aqui proceder à análise do impacto pedagógico da aplicação da tutoria virtual nos três cenários de experimentação dando especial atenção aos seguintes fatores considerados essenciais:
– Aprendizagem centrada no aluno medida em termos do nível de autonomia pedagógica atingido pelos alunos no processo de
ensino-aprendizagem online (ex. qualidade das respostas/contributos do aluno quando resultantes diretamente das ações do tutor
virtual; autoexploração de conteúdos seguindo indicações do tutor virtual);
– Aprendizagem colaborativa medida em termos do nível de interação atingido pelos alunos na turma virtual e a qualidade das
intervenções e participação em trabalho de grupo assim como nas discussões online, que resultem claramente e de forma
direta/indireta das ações do tutor virtual;
– Esforço do ensino medido em termos do tempo efetivo despendido pelo professor/tutor humano para configurar o plano de tutoria
virtual, colocar em funcionamento o tutor virtual e monitoriza-lo contra o processo de ensino-aprendizagem global.

É de notar que a tutoria virtual deverá funcionar sempre como complementar a outros instrumentos/ferramentas de ensinoaprendizagem online tais como fóruns, questionários, comunicação síncrona (chatting) ou simulações virtuais. Um dos resultados centrais da experimentação e do projeto é conceber um modelo pedagógico virtual para ensino-aprendizagem online que integre cenários de aplicação da tutoria virtual.