Chamada de Trabalhos

    Eixos temáticos

    O 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas desenvolver-se-á em torno dos seguintes eixos temáticos:

    • Avaliação digital no ensino de línguas e culturas (fiabilidade; adequação; eficácia; questões éticas; impacto da IA…);
    • Inovação e práticas no ensino de línguas e culturas em ambientes digitais (realidade aumentada; m-learning; e-learning; b-learning; gamificação; desenvolvimento das diferentes competências comunicativas; criação e exploração de recursos digitais no ensino e aprendizagem de línguas-culturas; aplicações e diversas ferramentas digitais; MOOCs…).

    Propostas de comunicação ou workshop

    Os interessados devem submeter um ficheiro (.doc or .pdf) para cada proposta de comunicação ou workshop, até ao dia 22 de setembro de 2023 na seguinte plataforma: https://easyabs.linguistlist.org/submit/iTel2023

    Cada proposta (ficheiro .doc or .pdf) deve:

    • ter a palavra “comunicação” ou “workshop” entre parênteses retos, seguida do título;
    • incluir um resumo de 250 a 300 palavras;
    • integrar 3 a 5 palavras-chave e até 5 referências bibliográficas;
    • ser escrita em português, alemão, espanhol, francês ou inglês;
    • não identificar os autores no ficheiro (são identificados apenas através da plataforma EasyAbs).

    As comunicações terão uma duração de 15 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, e deverão conjugar um enquadramento teórico com uma componente prático-pedagógica valorizando-se particularmente a demonstração de resultados.

    Os workshops terão uma duração de 25 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, e poderão ser no formato de aula aberta, demonstração prática de recursos e ferramentas, criação de atividades ou práticas online, entre outros.

    As propostas devem conter uma descrição dos objetivos e tópicos abordados.

    Prevê-se a publicação de uma seleção dos trabalhos apresentados no Congresso, após um processo de revisão por pares. Os trabalhos apresentados no congresso poderão ser publicados como artigo na revista indexada RE@D: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/ .

    Critérios de avaliação dos resumos

    • O resumo adequa-se ao(s) eixo(s) temático(s) proposto(s)?
    • A temática do resumo é inovadora/original e relevante para o campo científico?
    • Apresenta uma fundamentação teórica adequada?
    • O resumo é claro relativamente aos objetivos e à metodologia?
    • Avaliação global

    Calendário

    • Data-limite para envio de propostas: 22 de setembro de 2023 
    • Notificação de aceitação: 9 de outubro de 2023 
    • Data-limite de inscrição com apresentação: 15 de outubro de 2023
    • Data-limite de inscrição sem apresentação: 1 de novembro de 2023

    Exemplo de resumo para comunicação

    Teaching beginner learners of French through input‐based tasks: An approximate replication study
    Authors (2017) published a study in Canadian Modern Language Review reporting an experimental study that investigated the effect of input‐based tasks on the acquisition of vocabulary and markers of plurality by adolescent near‐beginner learners of L2 French. The present paper reports an approximate replication of the original study with the aim of confirming or disconfirming the results of the first study. The research questions of both studies addressed the receptive acquisition of new vocabulary and the receptive and productive acquisition of markers of plurality resulting from instruction using input‐based tasks. Both studies investigated year 9 near‐beginner learners of French. The teacher, the students’ usual classroom teacher, was the same in both studies. In the replication study, a new larger group of year 9 students were investigated, the length of the instruction was also increased, involving the development of additional input‐based tasks, and productive as well as the receptive knowledge of the vocabulary items was assessed. The results of the two studies were compared. In both studies the learners manifested receptive gains in vocabulary and the target structure. They failed to demonstrate statistically significant gains in production of the target structures although the effect of the instruction was sizable. In the replication study the learners also manifested productive knowledge of the target vocabulary. The results of the replication study confirm and extend those of the original study. The teachers’ views about the role of input‐based tasks with near‐beginner learners remained constant in the two studies. The paper concludes with a discussion of the contribution that approximate replications can make to instructed second language acquisition research.

    Keywords: Task‐Based Language Teaching, Replication Study, Input‐Based Tasks, L2 French, Adolescent Learners

    [abstract by Rod Ellis & Rosemary Erlam, included in the abstract book of The Applied Linguistics Conference 2017 (ALANZ / ALAA / ALTAANZ), p. 124]