Chamada de Trabalhos
Chamada de Trabalhos

5 e 6 de novembro de 2025
Universidade Aberta, Lisboa, Portugal
Online via Zoom / Fuso Horário de Lisboa, Portugal
Dando continuidade às edições anteriores de 2018, 2021 e 2023, o grupo de investigação EL@N (Ensino de Línguas Online) do LE@D (Laboratório de Educação a Distância e eLearning) e do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta organizará, nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o
4.º Congresso Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2025)
Nesta edição, e sem excluir outras áreas, o principal foco será o impacto da inteligência artificial na personalização do ensino e aprendizagem de línguas e culturas em ambientes digitais.
Este congresso internacional pretende reunir investigadores, docentes e estudantes da área do ensino de línguas e culturas, maternas ou não maternas, que se dediquem a temas relacionados com o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas realizados em contexto virtual ou mediados por tecnologias digitais.
Pretende-se dar impulso à reflexão teórica, bem como à partilha de práticas e de experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas e culturas concretizado em ambiente virtual ou mediados por diferentes tecnologias digitais. Tal como o subtítulo o indica, nesta 4.ª edição do congresso, visa-se ainda dar uma atenção muito especial às potencialidades da IA na personalização da experiência do ensino-aprendizagem em contexto digital.
Comissão Organizadora (Universidade Aberta)
Coordenação: Antonio Chenoll
- Adelina Castelo
- Ana Cristina Braz
- Âzar Renani
- Cristiana Vasconcelos Rodrigues
- Diana Marques
- Isabel Roboredo Seara
- Isabelle Simões Marques
- Jeffrey Scott Childs
- Katja Göttsche Clara
- Susana de Magalhães Oliveira
Comissão Científica
A anunciar
Conferencistas Plenários
A anunciar
Eixos temáticos da conferência
O 4.º Congresso Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2025) desenvolver-se-á em torno dos seguintes eixos temáticos:
Eixo principal
- Personalização do ensino-aprendizagem de línguas por meio da inteligência artificial (modelos adaptativos; feedback específico; IA generativa; algoritmos de recomendação; tutores inteligentes; chatbots educativos…);
Eixos secundários
- Futuro do ensino de línguas nas Universidades a distância e online(novos modelos pedagógicos; impacto da inteligência artificial; transformação digital no ensino superior; integração de ambientes imersivos e realidades mistas…).
- Papel da cultura no ensino de línguas online (abordagens interculturais; mediação digital da cultura; ensino de variações linguísticas; identidade e pertença em ambientes virtuais…).
- Desafios da aprendizagem assíncrona (gestão do tempo e da autonomia; estratégias para envolvimento e participação ativa; feedback e avaliação formal, sumativa, contínua; papel das plataformas adaptativas…).
- Multimodalidade e competências digitais no ensino de línguas (uso de vídeos, podcasts e infográficos; alfabetização digital para professores e alunos; gamificação e recursos interativos; desenvolvimento de literacias múltiplas…).
- Motivação, envolvimento e autonomia na aprendizagem de línguas online (estratégias motivacionais baseadas em IA; gamificação e desafios personalizados; impacto da personalização no envolvimento e adesão; aprendizagem baseada em projetos e colaboração…).
- Outros aspetos (abordagens emergentes no ensino de línguas; impacto de novas tecnologias e metodologias inovadoras; acessibilidade e inclusão digital; ética e privacidade no uso de IA; formação de professores para o ensino mediado por tecnologia…).
Tipos de proposta
As propostas podem ser feitas em dois formatos diferentes:
- Comunicação
As comunicações terão uma duração de 15 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, e deverão conjugar um enquadramento teórico com uma componente prático-pedagógica, valorizando-se particularmente a demonstração de resultados.
- Workshop
Os workshops terão uma duração de 25 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, e poderão ser no formato de aula aberta, demonstração prática de recursos e ferramentas, criação de atividades ou práticas online, entre outros. As propostas devem conter uma descrição dos objetivos e tópicos abordados.
Número máximo de participações
O Congresso, tendo em conta a filosofia de participação e igualdade de oportunidades, aceitará até duas propostas por autor.
Cada proposta poderá ter um máximo de três autores.
Envio de propostas
Os interessados devem submeter a proposta para cada proposta de comunicação ou workshop, até ao dia 1 de setembro de 2025, na seguinte plataforma: XXXXX
Cada proposta (ficheiro .doc) deve:
- incluir um resumo com 250 a 300 palavras;
- integrar 3 a 5 palavras-chave e até 5 referências bibliográficas;
- Estar escrita numa das seguintes línguas: português, alemão, espanhol, francês ou inglês;
Critérios de avaliação dos resumos
A avaliação dos resumos terá a seguinte cotação
Critério | Avaliação |
O resumo adequa-se ao(s) eixo(s) temático(s) proposto(s). | 1-5 |
A temática do resumo é inovadora/original e relevante para o campo científico. | 1-5 |
Apresenta uma fundamentação teórica adequada. | 1-5 |
O resumo é claro relativamente aos objetivos e à metodologia. | 1-5 |
O resumo apresenta dados sobre as conclusões. | 1-5 |
Publicação
Prevê-se a publicação de uma seleção dos trabalhos apresentados no congresso, após um processo de revisão por pares.
Calendário
– Data-limite para envio de propostas: 1 de setembro de 2025
– Notificação de aceitação: 1 de outubro de 2025
– Data-limite de inscrição com apresentação: 19 de outubro de 2025
– Data-limite de inscrição sem apresentação: 1 de novembro de 2025
Inscrição
Dentro da filosofia de acesso livre e gratuito ao conhecimento, à investigação e ao acesso universal à cultura, a inscrição (com ou sem apresentação) é gratuita, mas obrigatória: https://qfreeaccountssjc1.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_3JfRDCKhJqFs2do
Contactos
Para mais informações, por favor, contacte:
- elon.dh@uab.pt
Exemplo de resumo para comunicação
Teaching beginner learners of French through input‐based tasks: An approximate replication study
Authors (2017) published a study in Canadian Modern Language Review reporting an experimental study that investigated the effect of input‐based tasks on the acquisition of vocabulary and markers of plurality by adolescent near‐beginner learners of L2 French. The present paper reports an approximate replication of the original study with the aim of confirming or disconfirming the results of the first study. The research questions of both studies addressed the receptive acquisition of new vocabulary and the receptive and productive acquisition of markers of plurality resulting from instruction using input‐based tasks. Both studies investigated year 9 near‐beginner learners of French. The teacher, the students’ usual classroom teacher, was the same in both studies. In the replication study, a new larger group of year 9 students were investigated, the length of the instruction was also increased, involving the development of additional input‐based tasks, and productive as well as the receptive knowledge of the vocabulary items was assessed. The results of the two studies were compared. In both studies the learners manifested receptive gains in vocabulary and the target structure. They failed to demonstrate statistically significant gains in production of the target structures although the effect of the instruction was sizable. In the replication study the learners also manifested productive knowledge of the target vocabulary. The results of the replication study confirm and extend those of the original study. The teachers’ views about the role of input‐based tasks with near‐beginner learners remained constant in the two studies. The paper concludes with a discussion of the contribution that approximate replications can make to instructed second language acquisition research.
Keywords: Task‐Based Language Teaching, Replication Study, Input‐Based Tasks, L2 French, Adolescent Learners
[abstract by Rod Ellis & Rosemary Erlam, included in the abstract book of The Applied Linguistics Conference 2017 (ALANZ / ALAA / ALTAANZ), p. 124]