Grupo 2 | Educação Global: Conetividade, Complexidade e Diversidade

Coordenação: Pedro Abrantes; Vice-coordenação: Darlinda Moreira

Apresentação

O grupo de investigação Educação Global: Conectividade, Complexidade e Diversidade junta um conjunto de investigadores, de várias áreas disciplinares, dedicados ao estudo de problemáticas educativas numa perspetiva “glocal”. Através de ferramentas teórico-metodológicas plurais, procuramos implementar teorias e práticas de aprendizagem e de ensino que priorizem a construção de identidades democráticas globais, sem deixarem de estar articuladas e pensadas com as vivências do quotidiano, as relações de pertença e os saberes locais.
Pretende-se ainda, com os contributos articulados das diferentes ciências sociais, consolidar a análise científica e o conhecimento público sobre os modos como as políticas e as práticas educativas têm vindo a desenvolver-se, à escala global, através dos fluxos crescentes de pessoas, de informação e de capitais, entre os distintos países e regiões do mundo. Desta forma, trata-se de aprofundar o estudo das dinâmicas globais de dominação e exclusão que se reproduzem, acentuam e legitimam através dos sistemas de educação e formação, assim como de promover a capacidade de a educação e a formação constituírem efetivamente um espaço de inclusão, de cidadania e de valorização da diversidade, à escala global, prestando particular atenção aos países de língua portuguesa.
Este Grupo de Investigação entende a Educação Global a partir de um olhar centrado na complexidade dos contrapontos e fugas dos grandes parâmetros de compreensão de gestos e práticas educativas no mundo atual. A simultaneidade das escalas global e local, das temporalidades da atualidade, das raízes históricas e das imaginações do futuro conduz-nos aos contextos de formação formal, informal e não formal, às referências culturais e interculturais, à mobilidade, à migração e às respetivas práticas de comunicação para a cidadania global, para a democracia e a igualdade na diversidade. Encaminha-nos ainda para as reconfigurações educativas da implementação do digital, independentemente das fronteiras nacionais, tanto nos diversos níveis de ensino como nos diferentes espaços, doméstico e comunitário.
O conceito transversal a tais oposições dialéticas reside na ideia da educação e formação ao longo da vida, de forma multimodal, cruzando o formal com o informal num olhar etnográfico e sociológico.

Objetivos

Seguindo a Agenda 2030 da EU e as metas da agenda da ONU, o objetivo geral deste Grupo de Investigação é desenvolver conhecimento e práticas de investigação académica/científica inclusivas e reflexivas sobre educação global. Os objetivos específicos incidem sobre a articulação teórico-prática no estudo da educação global em relação com as apropriações e expressões locais; o desenvolvimento de metodologias participativas e de análises narrativas e etnográficas atentas às experiências do mundo dos sujeitos sociais; a realização de pesquisas sobre temas da educação na era da conectividade, entre mundos diferentes e desiguais capazes de aproximar os meios e os fins da pesquisa educativa.
Na prática, tais objetivos serão perseguidos por investigadores juniores e seniores, provenientes de várias áreas disciplinares, num contexto de investigação científica interdisciplinar e colaborativa, respeitadora do diálogo e da coprodução de conhecimento. Este Grupo defenderá a própria prática de investigação proposta como um laboratório de aprendizagens mútuas, úteis à vida em sociedade e em sã coexistência.

Projetos e iniciativas

  • Projeto “VALUES – Educação para a cidadania global junto de populações estudantis na Europa” (readaptação e ressubmissão).
  • Projeto “Conectividade e diversidade” na mesma linha da formação cidadã.
  • Projeto “GGG: geographies, generations, gender”, de investigação-ação com teatro sobre a questão da alteridade e diferença/formação entre culturas e gerações.
  • Projeto “Escolas Internacionais: cidadania global, empreendedorismo educativo e globalização neoliberal”. Projeto “Educação de qualidade para todos? A educação na Agenda 2030 e os seus reflexos nos países de língua oficial portuguesa”.
  • Projeto “Políticas curriculares globais: da uniformização cultural ao reconhecimento da diversidade”. Projeto “Aprendentes em rede – A conectividade no ensino superior a distância”.
  • Projeto “Currículo glocal para @s alfas”. Criação de uma revista académica designada Educação Global. Criação de uma secção de Educação Global na Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.