Grupo 7 | Religião, Globalização e Dinámicas Locais

Coordenação: Steffen Dix; Vice-coordenação: José Pereira Coutinho
Apresentação

Durante o século XX, a sociologia ocidental foi caracterizada por uma narrativa da secularização que previu um desaparecimento da religião num mundo em processo de modernização. Porém, nos primeiros anos do século XXI, uma revisitação desta narrativa predominante conduziu à confirmação de que a religião continua a ser uma parte intrínseca e importante da cultura mundial. Afirmou-se que a religião permanece um fator influente no espaço público, não sendo apenas afetada pela globalização. Antes de mais, surgiu a consciência de que as religiões devem ser encaradas também como atores poderosos que influenciam e codeterminam decisivamente os processos da globalização. Ou seja, um estudo das atividades, dos contextos e da linguagem específica das religiões – ou, em geral, das dinâmicas religiosas – tornou-se indispensável para compreender o funcionamento e o desenvolvimento da sociedade e da cultura mundiais. Neste Grupo de Investigação procura-se entender, por um lado, a interdependência entre as atitudes religiosas e os processos de globalização e, por outro lado, os efeitos das dinâmicas locais nas diferentes interpretações religiosas do mundo.

Objectivos

  • Compreender o papel contemporâneo das religiões na confrontação com os complexos desafios globais (questões da migração, dos refugiados, do ambiente ou do racismo, da desigualdade do desenvolvimento económico, dos conflitos entre políticas globais e locais, etc.).
  • Estudar a função das religiões na construção de mundividências, normas e valores num mundo globalizado; entender os mecanismos religiosos na integração social dos indivíduos em sociedades multiculturais.
  • Analisar e compreender as particularidades da convivência e dos diversos contactos entre membros de diferentes culturas e crenças num ambiente global e local (glocalização).
  • Estudar o catolicismo enquanto maior e mais velho protagonista transnacional. Analisar as relações e conexões entre a religião, as artes e a comunicação social (a religião na era digital).

Projetos e iniciativas

  • Projeto “Catolicismo global” – Neste projeto pretende-se entender – em termos históricos e contemporâneos – a forma como o catolicismo pode ser encarado como um dos atores mais importantes da globalização. Pretende-se investigar, em detalhe, o estabelecimento histórico das conexões culturais entre o Ocidente e o Oriente, impulsionado pela Igreja Católica (e sobretudo pelos Jesuítas e por outras ordens religiosas). No que diz respeito aos tempos atuais, a globalização, a secularidade, os movimentos nacionalistas, o mercado religioso e o neoliberalismo geraram uma dinâmica particular que levou a Igreja Católica a um posicionamento mais acentuado na defesa dos direitos humanos universais, da dignidade da vida e de um mundo mais igualitário. Isto é, ao ser um dos atores mais importantes da globalização, a Igreja Católica deve ser também entendida enquanto fator de protesto que procura alternativas às tendências atuais da globalização. Neste projeto, pretende-se elucidar o paralelismo entre ser ator importante da globalização e o protesto contra os efeitos negativos de uma globalização neoliberal.
  • Projeto “Religião, artes e comunicação social” – A religião, a arte e a comunicação social envolvem-se numa relação de reciprocidade. A religião influencia decisivamente a maneira como os indivíduos concebem as suas mundividências ou como definem o seu papel na sociedade. Este processo, no entanto, está cada vez mais sujeito às infraestruturas globais e às novas tecnologias. Por um lado, as religiões atuam com textos – e atualmente sobretudo com imagens – que podem ser reproduzidos indefinidamente e divulgados de uma forma fácil através de dispositivos eletrónicos. Ou seja, depois de serem localizadas principalmente no espaço privado, as religiões recuperaram o espaço público, sobretudo através destas reproduções e divulgações eletrónicas. Por outro lado, as facilidades eletrónicas permitiram uma certa “democratização” da religião, na medida em que oferecem uma enorme liberdade de conhecer e de exprimir opiniões individuais sobre os mais diversos movimentos religiosos. Esta liberdade é usada principalmente por artistas, que conseguem, assim, interpretar criticamente crenças e princípios religiosos. Tendo em consideração esta reciprocidade, o projeto pretende analisar – dentro do espaço urbano de Lisboa – como experiências religiosas individuais e atitudes institucionais das religiões oficiais são transmitidas através dos meios eletrónicos e/ou artisticamente representadas.
  • Projeto “‘Global-local religion’ na Mouraria” – A densidade cultural, étnica e religiosa do bairro lisboeta da Mouraria é uma clara manifestação de como o global pode ser encontrado dentro do local. Este bairro representa uma multiplicidade de orientações religiosas globais dentro de um local particular, caracterizado por uma específica tradição histórica. Utilizando a expressão “Global-local religion”, este projeto pretende realizar estudos empíricos num dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, com o objetivo principal de explorar os efeitos de uma convivência próxima de tradições religiosas globalmente diferentes (ou distantes). Mais concretamente, pretende-se investigar os aspetos diferentes da “Global-local religion”, tais como os modos (pacíficos ou conflituosos) de comunicação intercultural ou a eventualidade de uma hibridização entre diferentes particularidades nacionais, étnicas e religiosas.
  • “Multiplicidade das pessoas ‘sem religião’: identidades, comportamentos e atitudes sociais” – Em termos concretos, o objetivo principal consiste na tentativa de descrever qualitativamente os indivíduos “sem religião”, distinguindo os mesmos em quatro grupos: ateus, agnósticos, indiferentes e crentes “sem religião”. Numa comparação interior e exterior (com o grupo dos católicos), pretende-se estudar particularmente: (A) as identidades e os comportamentos; (B) as normas, as atitudes e os valores sociais das pessoas “sem religião”; e (C) as zonas de eventuais conflitos culturais. Projeto já apresentado ao programa de financiamento da FCT.
  • Organização, em 2022, de uma exposição e conferência internacional sob o título Religião, Artes e Comunicação Social;
  • Organização, a partir de 2023, de um encontro bianual de um grupo de investigadores, reunido sob o título “RELIGIÃO, GLOBALIZAÇÃO E DINÂMICAS LOCAIS”, com o intuito de apresentar as investigações ou os projetos mais recentes.