Linha A | Ecologias da Saùde: História, Arquitectura e Urbanismo

Coordenação: Joana Balsa de Pinho

Apresentação

O campo de estudos da história e património cultural da saúde é uma área em expansão, mais ainda após o impacto da pandemia de Covid-19, que demonstrou a importância do conhecimento do passado para uma melhor compreensão e vivência do presente; designadamente ao nível da relação que a humanidade estabeleceu com a doenças epidémicas que sempre a afetaram e a forma de a experienciar, controlar e combater.
Todavia a questão da doença e da saúde não se resume a fases de epidemias, é uma constante na vida humana, do passado e do presente, e marca o seu quotidiano e a forma como os homens se relacionarem entre si e com o ambiente envolvente. Por este motivo, desde alguns anos que diversos investigadores estudam sistematicamente estas relações e as suas expressões materiais. Todavia, o momento presente reforça a importância do seu conhecimento e da promoção de formas para a sua divulgação e valorização, enquanto mais valias para o estabelecimento de uma sociedade mais esclarecida, mais justa e mais coesa. Esta tarefa deve ser assegurada por especialistas, trabalhando conjuntamente, de forma interdisciplinar e colaborativa, para assegurar a qualidade final dos resultados.
A promoção desta linha de investigação é igualmente a promoção de uma iniciativa colaborativa e interdisciplinar, onde historiadores, historiadores da arte, arquitetos e museólogos, trabalham conjuntamente para o conhecimento, difusão e valorização da história e património cultural da saúde, nomeadamente nas suas expressões arquitetónicas e urbanísticas. Estas ações irão concretizar-se em iniciativas de estudo e divulgação que visam a criação de conhecimento científico, e a sua respetiva difusão, sobre uma temática pouco abordada de forma sistemática e comparativa.

 

Objetivos

  • Incentivar a produção e a transferência de conhecimento no domínio da História e do Património cultural da Saúde e promover meios colaborativos para o seu desenvolvimento;
  • Promover a realização de iniciativas conjuntas de carácter científico e cultural, nomeadamente projetos de investigação, cursos, conferências, exposições e publicações;
  • Promover o desenvolvimento individual dos investigadores e da sua investigação e expandir as redes profissionais, favorecendo os contactos e as colaborações.

 

Projetos e iniciativas

  • Seminário permanente em formato presencial e digital, que funcionará como espaço de divulgação e partilha científica;
  • Livro de estudos sobre temática relevante para o âmbito de atuação da linha de investigação;
  • Apresentação regular de projetos de investigação a concursos de financiamento.