Linha B | Conversão, Educação e Utopias Pedagógicas Globais

Coordenação: Gianfranco Ferraro

Apresentação

As formas da globalização atual tornam cada vez mais evidente a importância da espiritualidade como fenômeno que abrange diferentes domínios, tal como a religião, a política, e ética, a formação das novas gerações. A compreensão de muitos fenômenos globais da nossa época, só em parte governada por formas de racionalismo secularizado, implica cada vez mais a necessidade de um âmbito de estudos interdisciplinar e comparativo focado sobre a análise das modalidades de produção de valores e de estruturação de condutas de vida.
A partir de uma perspetiva comparativa e genealógica, a presente linha de investigação de estudos globais visa analisar as raízes e o impacto que na cultura moderna como também no mundo contemporâneo teve a pedagogia jesuíta, quer do ponto de vista de construção de modelos de formação, quer na definição de modelos arquitetónicos e urbanísticos ou até explicitamente políticos como é o caso das tentativas de realização de projetos utópicos na América do Sul.
Neste contesto adquirem especial relevo as experiências pioneiras no âmbito da aprendizagem das línguas, até das mais remotas, como canal indispensável à construção de uma pedagogia global, com a redação de gramáticas e vocabulários ainda hoje indispensáveis, e, por outro lado, o trabalho sobre o “pensar por imagens” e o dispositivo teatral na pedagogia e na evangelização, com conhecidos exemplos de escrita mistilingue. De resto, também deve ser destacada a presença jesuíta em enclaves católicos próximos do mundo protestante, no sentido da construção de um possível diálogo, em outros âmbitos alargado às comunidades judaicas. Esta contribuição, que também é clara resposta à teorização pedagógica do âmbito protestante, continua de resto extremamente viva e atual, quer em relação a outras propostas pedagógicas contemporâneas, no âmbito lusófono e no âmbito internacional, quer para renovar práticas de pedagogia ‘utópica’ na nossa contemporaneidade, também através de experiências concretas.
Compreender genealogicamente a história da pedagogia jesuíta implica, com efeito, abordar o nascimento e o desenvolvimento de um dos mais decisivos paradigmas espirituais e educativos da modernidade, um paradigma “global” na sua própria conceição, a partir da fundação, no 1548, do “Primum ac prototypum collegium Societatis Iesu” na cidade siciliana de Messina, protótipo e arquétipo dos colégios e das universidades fundados pela Companhia em diferentes partes do globo. Para além disso, a análise do modelo global jesuíta permite também de abordar histórica e teoricamente o nascimento, e a contraposição, na época moderna, de outros arquétipos pedagógicos globais, incluindo os modelos universitários que, antes ao interior dos particulares Estado-Nações, depois em âmbito planetário, e hoje através de paradigmas cada vez mais uniformados de avaliação, definiram e definem as modalidades de construção de valores e de orientação das condutas de vida das novas gerações.
Não será indiferente, mesmo tendo como ponto de partida a experiência jesuíta desde as suas origens, e a profunda ligação entre linhas teóricas e práticas de vida que nela se configuram, a referência a outras tentativas que apontaram para uma mesma meta, podendo por vezes ser fontes diretas da teorização jesuítica (desde o projeto político e pedagógico global de Dante a uma das fontes diretas do padre António Vieira, Gioacchino da Fiore, até ao humanismo ibérico e às suas relações com o humanismo italiano e nórdico). Todos estes elementos serão mais tarde coordenados e combinados, através de uma visão ao mesmo tempo política e pedagógica sempre utópica, e da elaboração de uma filosofia da cultura e da história de matriz messiânica, por vários intelectuais contemporâneos, entre os quais podemos realçar as figuras de Agostinho da Silva ou do padre Manuel Antunes, entre outros, figuras que, ao mesmo tempo, compararam este tipo de experiência com outras tendências da pedagogia mundial, entre as quais as que poderiam constituir uma linha virtual e virtuosa de pedagogia da emotividade e dos afetos, desde Pestalozzi até John Dewey, e que mais tarde será um elemento fundamental da pedagogia freiriana no Brasil. Este tipo de enfoque ajudarnos-á também a reler a história da pedagogia moderna e contemporânea a partir de perspetivas originais Tendo em conta os estudos de sociologia comparativa da religião de Max Weber, de filosofia das condutas de vida de Michel Foucault e de Pierre Hadot, a teologia de Karl Rahner e de Urs von Balthasar, a investigação do P. Manuel Antunes, assim como a mais recente investigação internacional sobre as práticas jesuítas (Franco, Fabre, Goujon, Prosperi), esta linha de investigação tenterá, portanto, investigar o jesuitismo como modelo espiritual, pedagógico e arquitetónico global, abrindo o caminho a uma investigação interdisciplinar e comparativa das formas de espiritualidade da globalização contemporânea, assim como a uma investigação sobre o respiro global dos modelos pedagógicos atuais.

 

Objetivos

  • Sistematizar, no âmbito das ciências humanas e sociais, um modelo de análise comparativa dos fenómenos espirituais globais na época moderna e contemporânea;
  • Potenciar, no âmbito das ciências humanas e sociais, a análise crítica e a compreensão alargada dos diferentes modelos pedagógicos com aspiração global que se enfrentaram no passado e se enfrentam na época atual;
  • Contextualizar o modelo pedagógico jesuíta nas suas diferentes componentes, históricas, sociológicas, antropológicas, filosóficas, arquitetónicas, literárias;
  • Promover uma cultura pedagógica aberta à interdisciplinaridade e atenta a interseção de modelos globais e contextos locais;
  • Fomentar a difusão de uma praxis de investigação adequada aos desafios colocados pela globalização atual, através do uso multidisciplinar de fontes e de instrumentos teóricos;
  • Sensibilizar e formar a uma compreensão complexificada da globalização como fenômeno baseado sobre modelos de construção e de produção de valores e de condutas de vida;
  • Estimular o estudo das técnicas de vida jesuítas, para desenvolver uma dimensão intelectual aberta à compreensão das formas espirituais contemporâneas, que favoreça os diálogos inter-religiosos e as formas de cidadania crítica;
  • Incentivar um modelo de formação e de conhecimento ao longo da vida através do recurso a cursos específicos para adultos e a ambientes digitais open source.

Projetos e iniciativas

    • Collegium Globale. Uma plataforma em acesso aberto cuja interface é construída segundo o protótipo do primeiro colégio jesuíta, com a inclusão da sua reconstrução em 3D, assim como do mapa da difusão do movimento jesuíta ao nível global. Para além de uma componente enciclopédica, construída segundo um modelo informático wiki, e de uma componente restrita que permita (segundo o modelo UAb) o encontro entre investigadores e a arquivação de investigações contemporâneas sobre o tema, esta plataforma online permitirá, graças a um software interativo específico, de experienciar, em ambientes diferentes, as técnicas de vida jesuítas (os exercícios espirituais), as técnicas de vida que inspiraram o movimento jesuíta (o exame de consciência, a meditatio malorum estoicos…), assim como técnicas espirituais de diferentes religiões, segundo o modelo histórico de encontro, mediação e adaptação do movimento jesuíta;
    • História das pedagogias globais. Obra temática e de perspetiva histórica sobre os diferentes modelos pedagógicos de inspiração ou de impacto global, que tentará um estudo comparativo e genealógico das modalidades de formação que precederam o protótipo jesuíta (as universidades medievais) ou que o seguiram (as diferentes tipologias de universidade moderna), até a difusão contemporânea da lógica pedagógica da “rede”;
    • Um protótipo global. Um estudo interdisciplinar sobre a relação entre pedagogia e arquitetura jesuíta e sobre a sua difusão ao nível global;
    • Exposição fotográfica contemporânea e global sobre a arquitetura jesuíta, em diferentes lugares em que houve historicamente uma presença jesuíta (apoiada pela Biblioteca Apostólica Vaticana e a International Society of Jesuit Studies). A promoção desta atividade de disseminação encorajará, em cada lugar, a compreensão do impacto global e local do movimento jesuíta, bem como o encontro entre investigadores, historiadores locais e público mais amplio;
    • Projeto de investigação sobre a recém-descoberta biblioteca jesuíta destinada ao ensino na Biblioteca da Cidade de Luxemburgo, exemplo de estratégia pedagógica ‘enciclopédica’;
    • Manuais de espiritualidade. Uma coleção crítica, promovida pelo CEG-UAb, dos manuais de espiritualidade religiosos e filosóficos da Antiguidade até a contemporaneidade;
    • Autobiografias e confissões. Uma obra temática e de perspetiva histórica e filosófica, elaborada através do paradigma das “técnicas de vida”, sobre um outro protótipo individual e global que caracterizou o movimento jesuíta, influenciando, por este meio, toda a modernidade: o da autobiografia;
    • Manual para crianças. Um manual de divulgação para crianças com as histórias dos jesuítas portugueses na primeira época de globalização moderna e a edição ilustrada de alguns sermões do P. António Vieira;
    • Cursos para adultos. Curtos cursos semanais ou bissemanais, presenciais e online, endereçados a adultos, segundo o modelo da formação ao longo da vida;
    • Dinamização de eventos científicos, tais como seminários e conferências, bem como de ações de divulgação alargada sobre as formas de espiritualidade e os modelos pedagógicos contemporâneos com alcance global.