Abordagens de operacionalização do SIGQ_UAb de acordo com a estrutura dos referenciais da A3ES:
Referencial 1 – Adoção de política e prossecução de objetivos de qualidade |
Referencial 2 – Conceção e aprovação da oferta formativa |
Referencial 3 – Ensino, aprendizagem e avaliação centrados no estudante |
Referencial 4 – Admissão de estudantes, progressão, reconhecimento e certificação |
Referencial 5 – Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos |
Referencial 6 – Investigação e desenvolvimento |
Referencial 7 – Colaboração interinstitucional e com a comunidade |
Referencial 8 – Internacionalização |
Referencial 9 – Recursos Humanos |
Referencial 10 – Recursos Materiais e Serviços |
Referencial 11 – Gestão da Informação |
Referencial 12 – Informação Pública |
Referencial 13 – Carácter cíclico da garantia externa da qualidade |
“Nos termos do regime jurídico da avaliação do ensino superior em Portugal, a
avaliação tem por objeto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino
superior, medindo o grau de cumprimento da sua missão”
A3ES, 2012. Manual para o Processo de Avaliação Institucional no Ensino Superior, Lisboa
Visita Tipo – Agenda